31.8 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Médico João Orlando, ex-presidente da FMS, morre aos 83 anos em Teresina

Foto: reprodução Facebook

O médico oftalmologista, João Orlando Ribeiro Gonçalves, morreu aos 83 anos, em Teresina. Ele foi presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e era referência na área, sendo um dos idealizadores do mutirão de catarata no Piauí, que devolveu a visão a centenas de piauienses.

Cidadeverde.com apurou que, recentemente, João Orlando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e  estava internado há cerca de duas semanas em decorrência de complicações do diabetes. Ele morreu neste domingo (13), em um hospital particular da Capital. O velório será realizado ainda durante a tarde na Pax União, situada na avenida Miguel Rosa. Já o sepultamento está previsto para as 10h, desta segunda-feira (14), no cemitério Recanto da Saudade.

O médico Gilberto Albuquerque, atual presidente da FMS , diz que João Orlando elevou a oftalmologia do Piauí entre as melhores do Brasil.

“O Dr. João Orlando foi um exemplo de professor de universidade, o homem que elevou a oftalmologia do Piauí entre as melhores do Brasil, foi um exemplo de cidadão. Ele trabalhou com  o instituto dele também em favor do SUS, em benefício da  população mais carente, foi nosso presidente da FMS na inauguração do HUT”, disse Gilberto Albuquerque.

Por meio de nota, o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) emitiu notar de pesar e destacou a trajetória profissional de Orlando Ribeiro.

O Rotary Club de Teresina Piçarra também lamentou profundamente o falecimento do professor e médico.

“Ele era ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (1991 a 1993) e pai do oftalmologista Samuel Gonçalves, associado e ex-presidente do Rotary Piçarra. Pai carinhoso e um médico dedicado, Dr. João deixa um legado importante para a medicina no Brasil. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos neste momento de luto”, diz post do Rotary Club.

MAIS SOBRE O MÉDICO JOÃO ORLANDO

João Orlando era natural de Oeiras-PI,  casado e deixa quatro filhos.  Médico oftalmologista , ele se aposentou como professor emérito de  oftalmologia  na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e presidente da Fundação Oftalmológica do Piauí.

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, ele fez residência nas universidades federais de Pernambuco e Minas Gerais; doutorado da federal de Minas Gerais, pós-doutorado na Université Pierre X Marie Curie e Faculdade de Medicina Broussais Hôtel – Dieu, em Paris, na França.

Profissionalmente, João Orlando foi presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV) ; presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) , tendo como maior obra a finalização da construção do Hospital de Urgências de Teresina (HUT).

Fonte: Graciane Araújo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais