23.5 C
Jacobina do Piauí
6 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoSaúde

Médico cita novos sintomas da covid-19 e quando se deve ir ao hospital

Imagem ilustrativa reprodução

O protocolo para buscar atendimento em casos suspeitos de coronavírus mudou. O médico oncologista Sabas Carlos Vieira- que compõe um grupo de especialistas no Piauí que estuda a doença- chama atenção para os novos sintomas que devem ser levados em consideração para ir a um hospital.

Os sinais de alerta são febre, tosse, sensação de entalo na garganta, fadiga, dores no corpo, expectoração, diarreia, náuseas, vômitos e perda do olfato.

“A grande mudança é que se a pessoa tiver todos esses sintomas há 48 horas e não melhorar, sobretudo da febre e tosse e não sente o gosto das coisas, deve procurar o serviço de saúde. A orientação anterior é que o paciente fosse para o serviço de saúde quando tivesse falta de ar […] mas quando ele apresentar esse sintoma já vai estar com cinco a sete dias da doença. Nesse cenário, a pessoa vai para a UTI e pode passar dois meses, assim rapidamente, vamos esgotar os leitos e não teremos onde colocar os pacientes que irão precisar. O que queremos evitar é um número de pacientes na fase avançada da doença”, explica o médico.

Sabas Vieira ressalta que o foco é o tratamento precoce para evitar a replicação do vírus.

“Tudo o que queremos é evitar que o paciente chegue nessa fase de precisar ficar internado, que a gente comece muito cedo o tratamento, possa diminuir a replicação do vírus […] o mais importante é ficar em casa e se ficar dois dias com esses sintomas deve procurar o sistema de saúde. Se o vírus circular rapidamente, não temos como dar conta e vai acontecer o que pode ter acontecido aí fora, de ter cadáveres na porta das casas porque ninguém vai dar conta nem da condição sanitária. O tratamento precoce é o foco. Temos que atuar quando o vírus está replicando”, alerta o oncologista.

O último boletim da Secretaria de Saúde do Piauí aponta que o Piauí chegou a a 51 casos confirmados de covid-19 neste domingo (12).

Fonte: Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais