26 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralMarcolândiaNordeste em Foco

Marcolândia tem experiência exitosa selecionada e apresentada na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS 2026 em Teresina

O município de Marcolândia marcou presença no XV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí ao participar da 11ª Mostra “Piauí Aqui Tem SUS”, realizada nesta quarta-feira (22). O evento integra a programação do congresso, que segue até esta sexta-feira (24), reunindo gestores e profissionais de saúde de todo o estado.

A Mostra tem como objetivo destacar experiências exitosas desenvolvidas nos municípios piauienses, valorizando iniciativas que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2026, foram inscritas 352 experiências em todo o estado, das quais 174 foram selecionadas para apresentação, entre elas, o trabalho desenvolvido por Marcolândia.

Com o tema “Novos cenários de cuidado na APS: o protagonismo do Agente Comunitário de Saúde na condução de grupos de tabagismo”, a experiência apresentada evidencia uma ação realizada em parceria entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e o eMulti, destacando o papel fundamental dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no acompanhamento e condução de grupos voltados ao combate ao tabagismo.

O trabalho foi desenvolvido pelos profissionais: Ana Paula de Araújo; Fabiana Batista Costa da Silva; Laura Luíza Lopes Gomes Rodrigues; Mônica Rejane Rodrigues Tavares e Valdimiro Luiz de França. Representando o município no evento, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Domitília Alencar, e a enfermeira Mônica Rejane Rodrigues Tavares.

Para a secretária Domitília Alencar, a seleção do trabalho reforça o compromisso da gestão com a saúde pública de qualidade. “É uma grande satisfação ver Marcolândia sendo reconhecida em um evento tão importante. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, valorizando nossos profissionais e fortalecendo a Atenção Primária, com ações que realmente fazem a diferença na vida da população”, destacou.

A participação de Marcolândia na Mostra reafirma o compromisso da gestão do prefeito Dr. Corinto Matos com o fortalecimento do SUS, por meio de práticas inovadoras e do trabalho integrado das equipes de saúde.

Fonte: Ascom Marcolândia-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais