29.9 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Marcelo Castro é eleito vice-presidente de comissão que analisará MP do Mais Médicos

Marcelo Castro - Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Marcelo Castro (MDB) foi eleito, nesta quarta-feira (10), vice-presidente da comissão mista que fará análise da Medida Provisória (MP) que estabelece a volta do Programa Mais Médicos. Ex-ministro da Saúde, o parlamentar avalia positivamente a discussão da matéria.

“Posso atestar, com a experiência que tenho, que foi um dos programas mais bem sucedidos. Levou médico e saúde para os rincões do Brasil. Havia milhares cidades que nunca tinham visto médico na vida e tivemos com esse programa praticamente 100% da população brasileira atendida”, disse o piauiense.

A comissão mista deve examinar e emitir parecer sobre a MP 1165, adotada em 21 de março de 2023, que institui a estratégia nacional de formação de especialistas para a saúde, no âmbito do programa mais médicos, e altera a lei no 12.871, de 22 de outubro de 2013.

Com a medida, o governo cria incentivos para a capacitação de médicos em atenção primária à saúde, com o objetivo de fortalecer a presença de profissionais em regiões de difícil acesso. O texto amplia o tempo de permanência do médico no programa e passa a prever especialização lato sensu em dois anos e um mestrado profissional após os quatro anos do ciclo de formação.

“Foi um dos programas de maior alcance social e tenho muito orgulho de hoje no Senado Federal está trabalhando para trazer de volta o Programa Mais Médicos, para atender a população das regiões mais distantes, abandonadas e que mais precisam de saúde e infelizmente até agora não tem”, finalizou Marcelo Castro.

Com informações da Agência Senado

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais