31.3 C
Jacobina do Piauí
8 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacionalPaulistana

Liderança quilombola de Paulistana participa de conferência na Europa: ‘Honrada’

Fotos: Reprodução

Marcando uma representatividade internacional, a liderança quilombola do município de Paulistana do Piauí, Milena Pereira Martins, participou nesta quinta-feira (14) da 29ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Baku, no Azerbaijão. A representante terá agenda no evento até o dia 22 de novembro de 2024.

A COP29, como a conferência é chamada, é uma ação global, reunindo lideranças políticas de todo o mundo, bem como cientistas, diplomatas, membros da sociedade civil e entidades privadas. O Brasil será representado por uma comitiva de ministros, acompanhados do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Em entrevista ao Cidades em Foco, a liderança Milena Martins relatou que foi convidada pela 1ª vez internacionalmente devido à sua referência estadual da tecnologia e sistema da EMBRAPA, além da produção sem agredir o meio ambiente.

“Eu vim pelo MDS, EMBRAPA e FUNAI. Me sinto honrada e com um sentimento de grandeza. Imagine uma mulher negra, mãe, agricultora familiar, que já passou fome e, hoje, tem no quintal da sua casa produtos e alimentos saudáveis”, afirmou.

A tecnologia utilizada, no início, não foi alvo de curiosidade alheia. Milena ressaltou que, apesar de não terem apostado, o desenvolvimento foi contínuo e a levou a explorar não apenas o seu bem-estar, mas os altos caminhos que poderia chegar.

“Uma tecnologia que quando chegou no semiárido ninguém apostou. A tecnologia cresceu, eu virei uma multiplicadora e, cresci tanto, a ponto de chegar em um país da Europa. Eu não consigo descrever, mas é algo fora do normal”, contou

Realizada desde 1995, a programação deste ano terá discussões com a seguinte agenda: Metas de Emissões e Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), Financiamento climático, adaptação às mudanças climáticas e transição energética e combustíveis fósseis.

Fotos: Reprodução

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais