22.4 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralNordeste em FocoPiauí

Jurista Fides Angélica é a 1ª mulher a presidir a Academia Piauiense de Letras

Foto reprodução

A posse de Fides Angélica na presidência da Academia Piauiense de Letras (APL) foi realizada na noite desta quarta-feira (24) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, no Centro-Sul de Teresina.

O evento foi prestigiado por acadêmicos, escritores, advogados e autoridades políticas do município e do estado. Os convidados destacaram o momento como um marco na história da Academia, que tem 106 anos de fundação e pela primeira vez será presidida por uma mulher.

“Do ponto de vista da Academia, é a primeira mulher que assume essa condição e nós sabemos que isso já aconteceu na Academia Brasileira de Letras, mas a nossa Academia, que foi pioneira na presença feminina, ainda não tinha colocado a mulher na sua presidência. Do ponto de vista da vida da Dra. Fides, eu acho também que é um momento de coroação, uma mulher que tem tido desempenho na vida pública extraordinário como profissional e como presença nas instituições no campo do direito, no campo jurídico, no campo administrativo e agora nas letras”, disse a acadêmica da APL, Teresinha Queiroz.

“É realmente um momento importante, significativo, não só para a Academia Piauiense de Letras, mas para o Piauí e todas aquelas pessoas que amam as letras porque é uma diretoria nova e temos a Dra. Fides Angélica como presidente da Academia. Nós precisamos voltar o nosso olhar para a grandeza da mulher nesse país porque nós somos excessivamente machistas e nós precisamos dar uma reviravolta nisso”, acrescentou o padre Tony Batista, acadêmico da APL.

“Renomada jurista, uma mulher que já comandou a OAB, veio agora então dar essa força à nossa Academia. É um momento da mulher, da mulher dirigente”, pontuou o acadêmico Itamar Costa.

Fides Angélica é a 18ª acadêmica a assumir a presidência da APL. Anteriormente, ela exercia a função de secretária-geral na gestão do agora ex-presidente Zózimo Tavares.

“A professora Fides Angélica está em nossa academia há 30 anos, porém é a primeira vez que ela se candidata e foi eleita com uma votação consagradora para conduzir os destinos da academia, e assim tem sido a história”, ressaltou o ex-presidente da APL, Zózimo Tavares.

O governador Rafael Fonteles também participou do evento e evidenciou o significado da posse. “O povo precisa de autoestima elevada para produzir mais e melhor e acreditar mais nos seus sonhos e sonhar de forma mais elevada e para isso acontecer a gente tem que reverenciar a nossa literatura, a nossa arte, a nossa cultura e a nossa história e por isso a nossa Academia Piauiense de Letras tem um papel muito relevante nesse sentido. Então estamos aqui de mãos dadas nessa missão de resgatar, fortalecer, de enaltecer a arte, a cultura, literatura e história do Piauí”, destacou o gestor.

Fides Angélica Ommati nasceu em Floriano, em 1945, mas ainda criança veio para Teresina com a família onde iniciou os seus estudos e se formou. É procuradora aposentada do Estado, conselheira e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí e professora catedrática da Universidade Federal do Piauí. A nova presidente ingressou na academia em 1994, ocupando a Cadeira de nº 40, que tem como patrono o poeta Mário Faustino.

“Toda a história da mulher dentro da Academia, toda a história da mulher na cultura do Piauí eu acho que tem muito a ver com essa minha presença. Afinal de contas nós temos uma Academia fundada em 1917 e só agora em 2024 uma mulher mais presidir, nós tivemos 106 de masculina e isso me traz alegria, me traz emoção, gratidão aos meus colegas pela confiança que me depositaram, mas também a consciência de que vou ter uma grande responsabilidade de corresponder porque eu sei que vão ficar os olhos postos na presidência feminina”, pontuou a nova presidente.

Da Redação (Com informações Francisco José – TV Cidade Verde) 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais