23 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralSimplício Mendes

Jornada Pedagógica 2026 reforça liderança estratégica e valorização docente em Simplício Mendes

A Prefeitura de Simplício Mendes, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Simplício Mendes, realizou nos dias 19 e 20 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2026. Com o tema “Liderança estratégica, gestão democrática e inovação pedagógica”, o evento reuniu gestores, professores e profissionais da rede municipal para dois dias de formação e planejamento da pasta.

A programação teve início no dia 19 com a palestra “Liderança Educacional Humana e Inclusiva na Era da IA”, ministrada pela psicóloga Taíze Moura, que abordou os desafios e as possibilidades da atuação dos educadores diante das transformações tecnológicas. Na ocasião, ainda aconteceu a fala institucional do secretário municipal de Educação, professor Gilcivan da Luz Barros, com o tema “Valorização dos profissionais: compromisso coletivo com os resultados”.

Em seu pronunciamento, o secretário destacou a importância de garantir condições concretas de trabalho aos educadores. “Na Jornada Pedagógica da SEMED Simplício Mendes, reafirmamos que garantir condições reais de trabalho é essencial para a qualidade da educação. Isso se traduz em ações concretas: investimento em formações continuadas, aquisição de equipamentos e recursos pedagógicos, implantação do profissional de apoio, organização pedagógica da rede e acompanhamento permanente às escolas”, afirmou.

A programação seguiu no dia 20 com a palestra “Liderança Educacional Humana e Inclusiva na Era da IA”, ministrada pelo professor mestre Cleverson Moreira Lino, reforçando a necessidade de uma liderança sensível, estratégica e alinhada às inovações tecnológicas, e pelo momento formativo “Educação especial e inclusiva: construindo uma rede de apoio, acolhimento e aprendizagem”, conduzido pela professora especialista e mestranda Giumaura Moura, promovendo reflexões sobre práticas inclusivas e fortalecimento da rede de apoio nas escolas.

Encerrando sua fala, o secretário reforçou o compromisso da gestão com a valorização docente e a responsabilidade compartilhada pelos resultados educacionais. “Seguimos investindo em estrutura, formação e suporte, porque acreditamos que o professor precisa de condições para transformar aprendizagem em resultados. Valorização e responsabilidade caminham juntas — nenhuma política educacional se sustenta sem professores valorizados, e nenhum avanço acontece sem compromisso coletivo”, concluiu.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais