27 de julho de 2026
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

Janja vem ao Piauí para lançamento do Pacto contra o Feminicídio nesta quinta-feira (30)

Foto - Ricardo Stuckert/PR

A primeira-dama Janja da Silva estará em Teresina nesta quinta-feira (30) para o lançamento do Pacto Brasil contra o Feminicídio no Piauí. A cerimônia será realizada no hotel Blue Tree e contará com a participação do governador Rafael Fonteles (PT) e da secretária estadual das Mulheres, Diva Vasconcelos.

A ex-secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, confirmou a vinda de Janja da Silva ao Piauí para o lançamento do Pacto Brasil contra o Feminicídio e destacou os dados relacionados à redução dos casos no estado.

“Primeiro semestre de 2026, nós tivemos uma redução de 2,5% no Brasil dos índices de feminicídio, comparado ao primeiro semestre de 2025. E no Piauí, nós tivemos uma redução de 61% do índice de feminicídio no Piauí”, declarou Zenaide ao portal O Dia.

Ainda segundo ela, a criação de secretarias municipais das mulheres também tem papel na ampliação da rede de atendimento. Essas estruturas, conforme explicou, atuam diretamente na identificação e no acompanhamento de situações de violência contra mulheres nos municípios.

Zenaide Lustosa também destacou que o aumento dos registros de boletins de ocorrência e das solicitações de medidas protetivas faz parte dos dados observados no período. Para ela, o crescimento desses registros indica que mais mulheres estão reconhecendo situações de violência e buscando os serviços disponíveis.

“Quando as mulheres percebem a violência psicológica, então não é só mais violência física. Antes da violência física, existe outras violências, como a violência moral, a violência patrimonial e a violência psicológica”, afirmou.

O Pacto Brasil contra o Feminicídio será apresentado no Piauí como parte das ações nacionais de enfrentamento aos crimes contra mulheres. A iniciativa reúne medidas de prevenção e articulação entre órgãos públicos para combater diferentes formas de violência. “Nós não queremos mais morrer. É isso”, disse Zenaide ao comentar a importância do fortalecimento das políticas de proteção às mulheres.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais