“Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Esse foi o tema da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Jacobina do Piauí, que foi realizada na manhã desta quinta-feira, 19, por meio da Prefeitura, Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social.
A Conferência ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e teve como objetivo, analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a co-responsabilidade de cada ente federado.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Vanderlei Carvalho, da secretária de assistência social Rejane Sousa, dos secretários Chico Abreu (Juventude), Edcácio Rodrigues (Agricultura), Edilene Paula (Educação), e Gilmar Carvalho (Saúde), do vereador Elis Campos, além da população em geral.
O prefeito GD não participou da conferência, pois estava cumprindo agenda na capital em busca de recursos para Jacobina. Mas o vice-prefeito marcou presença no evento e destacou a necessidade de lutar por uma assistência cada vez melhor. “Uma das políticas mais importante que se trabalha no município, que precisa da continuidade e precisa da participação de cada um de nós, para que possa chegar a quem mais precisa”, disse o vice-prefeito.
Secretária de Assistência Social, Rejane Sousa, afirmou que a parte mais importante em conferências municipais é a democracia. “Oportunizar debates, colaborar com a construção de um plano municipal, essas são as chaves para a relevância de conferências. E Garantir que essa participação social seja efetivada”, pontua Rejane Sousa.
A Conferência contou com uma palestra apresentada pelo conferencista Roberto Oliveira, que é gerente do CadÚnico, Bolsa Família, BPC, Passe Livre do Idoso da Secretaria Estadual de Assistência Social. Na sua fala, ele relatou sobre o tema central e explanou sobre os cinco eixos norteadores da IX Conferência de Assistência Social de Jacobina.
Roberto Oliveira parabenizou o município pela organização, pela presença maciça de toda administração municipal e do vice prefeito durante todo o evento. “O município tem mostrado uma excelência no trabalho dentro da assistência social e todos estão de parabéns pela conferência e pela forma que estar conduzindo as políticas públicas”, frisa o conferencista.
Durante o evento, foram formados 5 grupos que elaboraram propostas de melhoria para quem necessita da assistência social, sendo que as propostas foram feitas a nível de município, estado e união. Após discutirem sobre as propostas, foram votadas pelos presentes no recinto. Foram eleitos Delegados que irão participar da Conferência Estadual, a Conferência Municipal foi realizada a entrega de certificados aos participantes.
Por Gilvani Carvalho / Cidades em Foco