31.3 C
Jacobina do Piauí
8 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralInternacional

Isenção de Imposto de Renda para professores será discutida em audiência pública

Sala de aula — Foto: GEA/Divulgação

Professores que atuam no ensino infantil, fundamental, médio e superior poderão ter isenção do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF). Isso é o que está proposto para discussão, nesta quinta-feira (31), em uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

A ideia do Imposto de Renda é que a parcela da população com rendimentos maiores contribua mais para o governo, a fim de gerar dinheiro para melhorias na qualidade de vida de toda a população. Essa declaração é exigida anualmente pelo governo federal sobre os valores ganhos por pessoas e empresas.

O debate sobre o assunto será realizado hoje (31), às 10h30, no plenário 10 da Casa. Segundo o proponente da audiência pública, o deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF), a remuneração atual dos profissionais do magistério, especialmente da educação básica, muitas vezes é insuficiente para cobrir as despesas essenciais.

“A isenção do Imposto de Renda ajudaria a aliviar a carga financeira e permitir melhor qualidade de vida para esses profissionais”, disse.

Ainda segundo o deputado, muitas vezes os professores compram materiais didáticos e participam de cursos e seminários sem o devido reembolso. A isenção pode, na avaliação dele, compensar esses investimentos pessoais.

“A isenção do Imposto de Renda pode ser um incentivo para que mais profissionais permaneçam na carreira docente, reduzindo a rotatividade e garantindo a continuidade e a qualidade do ensino”, concluiu.


Com informações da Agência Câmara. 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais