31 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Inmet emite alerta para chuvas intensas em todo o estado do Piauí; veja previsão

Cidade de Paulistana - Chuva - Foto: Cidades em Foco

O estado do Piauí está em alerta amarelo, laranja e vermelho, com risco de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta segue até às 11h de terça-feira (8), quando será emitida uma nova previsão.

O litoral do Piauí está em alerta vermelho, ou seja, está sendo esperando um grande volume de chuva de 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h.

Segundo o Inmet, existe um grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Foto: Reprodução/Inmet

Alertas de chuvas no Piauí

Alerta laranja

Já no alerta laranja, pega a maior parte do estado, pegando toda a região norte Norte e Centro do Piauí, com previsão de chuvas intensas com 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, de 60 a100 km/h. Além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta amarelo

O alerta amarelo está localizado na região Sul do estado do Piauí, também existe a possibilidade de chuvas, mas com menos intensidade, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h.

Cheia dos rios

O rio Poti deve ultrapassar a cota de inundação em Teresina nesta segunda-feira, segundo informações do Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil.

O nível do rio na capital já alcançava a marca de 9,67 metros, apenas 33 centímetros abaixo da cota inundação, que é de 10 metros. O aumento do nível acontece após as fortes chuvas que caíram na capital e na região Norte do Piauí nos últimos dias.

Em Barras, o nível do rio Marataoan está na cota de alerta, com nível do rio em 3,90 metros, sendo prevista estabilização do nível nas próximas 8 horas.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 5,99 metros, devendo atingir nas próximas 8 horas valores em torno de 6,01 metros, devendo continuar em cota de atenção.

Fonte: Bárbara Rodrigues / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais