28.4 C
Jacobina do Piauí
12 de maio de 2024
Cidades em Foco
InternacionalSaúde

Infectologista afirma que Brasil está atrasado na compra de vacina eficaz contra nova variante da covid-19

A nova variante do coronavírus, a Ômicron BQ1, deixa claro que a população não vai se livrar tão rápido assim da Covid-19. Assim como acontece em todo o Brasil, Teresina também registrou aumento considerável nos casos positivos para a doença, de acordo com os laudos dos exames RT-PCR.

A nova variante é bem mais transmissível e tem mais facilidade de escapar dos efeitos das vacinas que estão sendo aplicadas. Felizmente, ela não causa efeitos tão graves, especialmente para quem está com o esquema vacinal completo. No entanto, o Estado de São Paulo confirmou ontem a primeira morte em consequência da BQ1.

 Em entrevista ao Jornal Cidade Verde, o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Demetrius Montenegro, disse que já há uma nova vacina que inclui a combinação da variante Ômicron, e que outros países já saíram na frente para comprar esse imunizante – mais abrangente que os demais. Segundo o Dr. Demetrius, é fundamental que o Ministério da Saúde se mobilize para adquirir a vacina, já que a Ômicron é uma variante dominante no mundo. E o risco maior, segundo ele, é de surgir uma subvariante com alto índice de letalidade.

A recomendação, por enquanto, é manter o calendário vacinal completo e redobrar o cuidado com higienização das mãos e voltar a usar a máscara em caso de aglomeração de pessoas.

Cidade Verde | Cláudia Brandão

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais