25.9 C
Jacobina do Piauí
19 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Igreja se posiciona no Piauí e diz que redução da maioridade penal é ilegal

A Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Teresina se posicionou nesta quinta-feira (30) sobre o projeto que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Para os integrantes do grupo, a proposta é ilegal e passível de ação direta de inconstitucionalidade, caso a mesma seja aprovada no Congresso Nacional.

“A PEC fere a constituição e os direitos conquistados. Além disso, a redução da maioridade a pretexto de diminuir a criminalidade não se sustenta, pois, segundo o Ministério da Justiça, somente 1% dos crimes são cometidos por menores de idade e 0,5% dos crimes hediondos são cometidos por adolescentes”, afirma o juiz Carlos Wagner Araújo, presidente da CHD da Arquidiocese de Teresina.

 

Os 12 membros da comissão entendem que já existem punições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e a maioridade penal só poderia ser reduzida por meio de uma assembleia constituinte.

“No aspecto jurídico, nós consideramos que o Art. 228 da Constituição que disciplina a idade mínima de 18 anos para punibilidade é uma cláusula petrificada na Constituição, porque ela traz garantia de natureza individual. Então, a nossa Constituição Federal em seu Art. 60, já afirma que essas condições só podem ser alteradas através de uma nova Assembleia Constituinte”, acrescentou o juiz.

O presidente da comissão ainda defendeu que é preciso dar oportunidades aos jovens ao invés de somente punir. Carlos Wagner também ressalta que somente punir o jovem sem oferecer a ele oportunidades não resolveria o problema da violência. “Nós temos que pensar também de que forma nós estamos efetivando os direitos que a eles foram concedidos como a saúde, educação, lazer, dentre outros. Um gama de direitos previstos no ECA e que nós não visualizamos que estão sendo realmente garantidos a estes adolescentes”, finalizou.

 

 

 

Fonte: Cidade Verde

Imagem ilustrativa

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais