26 C
Jacobina do Piauí
5 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

IA vai ajudar a multar descarte irregular de lixo em Teresina; veja proibições

Foto: Tarcio Cruz/Cidadeverde.com

A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), iniciou uma nova fase do Programa Lixo Zero, com foco na modernização tecnológica e na ampliação das ações de fiscalização ambiental. A cerimônia de lançamento aconteceu nesta terça-feira (14) na sede do Centro de Controle Operacional (CCO) da Strans, na zona Sul, com a presença de gestores municipais e representantes da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

O prefeito Sílvio Mendes destacou que a cidade já recolhe cerca de 600 mil quilos de lixo por dia, com custo mensal aproximado de R$ 18 milhões, e que a conscientização da população é essencial para manter Teresina limpa.

“Algumas pessoas insistem em sujar a cidade, esquecendo que uma cidade limpa custa caro. A prefeitura paga caro para manter a cidade limpa. Não respeitar o espaço público é uma falta de educação, é grosseria. O prefeito não tem intenção de multar ninguém, mas é levado a isso porque é falta de cidadania. Cidadania é direito e obrigação de cada um de nós”, afirmou Sílvio Mendes.

Foto: Tarcio Cruz/Cidadeverde.com

Com a nova estrutura, a Eturb passa a atuar diretamente no CCO da Strans. As câmeras de trânsito agora também são usadas para identificar descarte irregular de resíduos. O diretor-presidente da Eturb, Vicente Moreira Filho, explicou que o sistema de inteligência artificial faz a detecção automática dos pontos onde há descarte irregular.

“No monitoramento, estamos contando agora com 40 câmeras operando na cidade. A inteligência artificial vai atuar nessa detecção automática. Quando ocorre um descarte em determinado ponto, o sistema filma, foca e encaminha para os fiscais”, detalhou Vicente Moreira.

Entre 1º de janeiro e 14 de outubro de 2025, o programa registrou 1.199 autos de infração, sendo 750 para pessoas físicas e 449 para jurídicas. A zona Leste lidera as ocorrências, seguida pelas zonas Sul e Norte. No mesmo período, foram emitidas 437 notificações preliminares. As infrações leves predominam, mas há registros de casos graves e muito graves.

O coordenador do Programa Lixo Zero, Altino Alex, explicou que a ação de fiscalização é voltada principalmente para os Pontos de Recebimento de Resíduos (PRRs) e que a população precisa estar atenta ao tipo de material que pode ser descartado nesses locais.

Foto: Tarcio Cruz/Cidadeverde.com

“Os PRRs são pontos para descarte de resíduos domésticos e recicláveis. O que não pode é jogar entulho, restos de construção ou móveis velhos. Esse tipo de descarte irregular é o que gera multa”, reforçou o coordenador.

Com a modernização, o programa criado em 2014, durante a gestão de Firmino Filho, e idealizado por ele e por Vicente Moreira Filho, ganha uma nova estrutura de monitoramento integrada, uso de tecnologia e participação cidadã.

 O que pode e o que não pode ser descartado:

Pode:

  • Entulho e resto de construção pode somente até 1m³
  • Materiais recicláveis (papel, plástico, vidro, metal)
  • Pequenos volumes de podas e restos de jardinagem

Não pode:

  • Resíduos domésticos comuns
  • Animais mortos
  • Móveis e eletrodomésticos velhos
  • Lixo Residencial
  • Resíduos industriais
  • Lixo hospitalar ou material contaminante

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais