27.5 C
Jacobina do Piauí
6 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacional

Henrique Pires defende criação de política de prevenção de riscos climáticos no Piauí

Foto: Ascom

Os riscos climáticos e o aumento dos casos de tragédias ambientais ocorridas nos últimos meses em vários estados motivaram o deputado estadual Henrique Pires (MDB) a apresenta um projeto de lei para criação no Piauí de uma política de prevenção de acidentes, através do mapeamento, zoneamento e levantamento de áreas de risco. O Projeto de Lei Ordinária (PLO nº25/23) está tramitando na Assembleia desde o dia 14 de março e tem como relator o deputado Nerinho (PT).

A proposta defende que o poder público do Estado realize o mapeamento, das áreas de risco, bem como das moradias situadas em áreas que se enquadrem nas condições de risco geológico; tecnológico; de ameaça a área de preservação permanente, de ameaça a área de proteção de mananciais.

“O objetivo dessa proposta é fazer com o Governo do Piauí possa ter um banco de dados capaz de dar subsidio aos órgãos na prevenção e nos investimentos necessários para minimizar os riscos, de modo que não tenhamos no futuro tragédias como as que ocorreram no litoral norte de São Paulo, por exemplo”, explica o deputado. Segundo Henrique Pires a, que é membro da Comissão Ambiental do MDB nacional, a tendência é que os fenômenos do clima aumentem e com eles os diversos riscos envolvidos para a população.

Um dos pontos defendidos no projeto é que o levantamento demonstre o grau de risco e identificar as moradias e os respectivos moradores existentes nas áreas. Uma comissão de órgãos da gestão estadual com participação da Secretaria Estadual de Defesa Civil – Sedec, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura do Piauí – Seinfra, entre outras, deverão utilizar em estudos prévios para determinar os critérios de mapeamento e classificação das áreas.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais