32.2 C
Jacobina do Piauí
15 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauíPolítica

Governador anuncia investimento de R$ 150 milhões para reforçar fornecimento de energia elétrica no sul do Piauí

Foto: Gabriel Paulino

O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira (19), um investimento de mais de R$ 150 milhões na implantação de um sistema de fornecimento de energia elétrica para o polo agroindustrial de Uruçuí, no sul do estado. A obra será executada pela concessionária Equatorial Piauí, com recursos compartilhados entre a empresa e o Governo do Estado, por meio de legislação aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí. A iniciativa busca suprir uma demanda histórica por energia de qualidade na região, abrindo caminho para a instalação de grandes empreendimentos industriais.

O fornecimento adequado de energia era, segundo Rafael Fonteles, um dos principais entraves para a atração de investimentos no setor agroindustrial do sul do estado. “Essa questão energética era uma trava para esses empreendimentos de grande porte. E com essa decisão política do Governo do Estado e a parceria com a Equatorial, esse desafio foi superado”, afirmou o gestor. Ele destacou ainda que a iniciativa vai beneficiar não apenas a indústria, mas toda a economia da região, com mais oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento regional.

Para o superintendente de Mineração e Energias Renováveis da Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan), Bruno Casanova, a assinatura do contrato representa um marco para o avanço do estado. “Esse é um momento histórico para o Piauí. A assinatura do contrato de subvenção econômica entre o Governo do Estado e a Equatorial vai trazer um grande avanço para a região, com a implantação de 107,5 km de linha de transmissão e reforço das subestações. Isso representa desenvolvimento para Uruçuí e para todo o entorno”, ressaltou o gestor.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O presidente do Grupo Equatorial, Humberto Soares, reforçou o compromisso da concessionária com a modernização da infraestrutura energética do Piauí. “É um projeto que se estende até 2031, mas com entregas importantes já nos próximos dois anos. A Equatorial reafirma seu compromisso com o Piauí, realizando esse investimento em parceria com o Governo do Estado para atender a crescente demanda do agronegócio e gerar mais empregos e desenvolvimento para a região”, declarou o executivo.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Giuliano Tomazini, diretor industrial do grupo Friato, celebrou o início das obras como um divisor de águas para o desenvolvimento do sul do estado. “Essa era uma demanda de mais de 10 anos e, com todos os esforços do governador Rafael, de toda a sua equipe e da Equatorial, essa demanda se tornou realidade. Com energia de boa qualidade disponível, o nosso projeto de implantação de um polo agroindustrial, com frigoríficos e produção de industrializados, vai se tornar realidade a partir de meados de 2028”, afirmou o empresário.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Com a nova infraestrutura, a expectativa é transformar o polo agroindustrial de Uruçuí em um dos maiores centros de processamento de proteína animal do Nordeste. O primeiro grande empreendimento confirmado é a instalação de um frigorífico de aves do grupo Friato, com potencial para gerar milhares de empregos diretos e indiretos. O grupo também atua no estado de Goiás, de onde exporta para diversos mercados nacionais e internacionais. No Piauí, a operação permitirá o fortalecimento da cadeia produtiva local, beneficiando produtores e fornecedores de insumos agropecuários.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O vice-presidente de Desenvolvimento Rural Sustentável da Investe Piauí, Ícaro Carvalho, explicou que a assinatura do contrato marca a consolidação de um processo construído nos últimos meses entre o Governo do Estado, a Equatorial, o Grupo Tomazini e a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). “Esse foi um compromisso do governador para viabilizar os projetos da região, por meio de subvenção econômica para a construção da nova subestação de Uruçuí. O contrato de obras foi assinado e as obras devem ser iniciadas em breve, com conclusão prevista já para 2027, permitindo o início de diversos empreendimentos, entre eles o do Grupo Tomazini, com a indústria frigorífica de aves”, afirmou o gestor.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais