A Prefeitura de Caridade do Piauí, na gestão de Clei Carvalho, divulgou a série de cuidados para o combate à leishmaniose no município. As ações integram diferentes setores da cidade, buscando o controle integral para proteção dos animais e da população.
De acordo com o prefeito, os órgãos competentes estão realizando um monitoramento dos animais testados positivos para adoção dos cuidados. “Peço à população de Caridade que cuide bem dos seus animais. Nosso trabalho é proteger com responsabilidade e respeito a vida de cada um”, declarou.
A secretária de Saúde, Jaislany Macedo, frisou o compromisso da gestão. “Saúde animal também é saúde pública. Estamos agindo com firmeza, cuidado e responsabilidade para proteger as famílias de Caridade do Piauí”, disse.
Embaixadora de proteção dos animais, Samires Silva reforçou os pedidos de cuidado da população. “Prevenir e cuidar é um ato de responsabilidade coletiva pela saúde dos nossos animais e pelo bem estar da nossa população”, afirmou.
Os técnicos em veterinários Jaciel Coelho e Júnior Silva destacaram protocolo de zoonoses e diagnósticos para o controle. “Nosso objetivo é controlar a doença com ética e respeito ao bem estar animal”, finalizou.
LEISHMANIOSE
A leishmaniose é uma doença infecciosa e pode ser transmitida ao homem através de insetos vetores, infectando seres humanos, mamíferos silvestres e animais domésticos.
Dentre os sintomas, podem surgir lesões na pele e, em casos mais graves, mucosas no nariz e boca. A leishmaniose visceral afeta os órgãos internos e pode causar óbito. Embora não haja vacina, o controle dos vetores é uma forma eficaz de proteger o ambiente.
Além disso, órgãos de saúde orientam para o uso de repelente, utilização de mosquiteiros, além de manter as áreas limpas e evitar o acúmulo de lixo.

