24.3 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoFloresta do PiauíGeral

Floresta do Piauí promove Colóquio Municipal de Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização. Veja!

A Prefeitura de Floresta do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste sábado 09/12, o Colóquio Municipal 2023 da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização, proposto pelo  Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa – PPAIC.

Com o tema O encantamento da Leitura na Formação do Discente as escolas: Antonio Severo Barbosa, Dirceu Mendes Arcoverde e anexo Educandário Tia Otília, deram um show de apresentações pelos estudantes que demonstraram na prática suas habilidades de leitura e benefícios desta como concentração, memória, raciocínio e compreensão, assim como, uma linguagem bem desenvolvida e capacidade criativa.

Em Floresta do Piauí, a Prefeitura Municipal (prefeito Milton Rodrigues) junto à Secretaria de Educação (secretária Albertina Araujo) tem investido em recursos didáticos pedagógicos, aulas de reforço escolar em língua Portuguesa e Matemática, formações, continuadas, ampliação do tempo de HP para os professores do Ciclo de Alfabetização possibilitando a estes mais tempo para participação em formações, inclusive as formações do PPAIC, planejamentos, produções, estudos e outras condições que são necessárias para que o professor alfabetizador possa desenvolver na prática uma alfabetização de qualidade junto aos seus alunos.

Segundo a secretária Albertina Araujo, o resultado dos investimentos somados ao potencial profissional envolvido é claramente percebido quando se vê exposições e apresentações ao nível do que foi apreciado durante o Colóquio. Relata: “Foi lindo de se ver, crianças que estão concluindo a Educação Infantil se apresentando, realizando  leitura, o que se considera além do esperado, assim como crianças que concluíram o 1º ano já leitoras fluentes. Crianças do 2º ano e 3º ano que se apresentaram, lendo fluentemente, recitando poesias e promovendo o que foi e continuará sendo de muita valiosidade para as suas vidas, a leitura”.

“Destaco a grande contribuição do PPAIC – Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, que chegou para fortalecer a nossa política de alfabetização e tem contribuído muito positivamente.  Nossa gestão abraçou, apoia e vem dando todas as condições necessárias para que este, de fato, se realize e promova bons resultados e, assim vem sendo! Já conquistamos o 1º lugar no IQUEM – Índice de Qualidade da Educação Municipal no Estado do Piauí e o Prêmio Alfa10 2021. Não fomos premiados novamente em 2022 porque que pela regra do programa, quem foi em 2021 não concorria em 2022, mas nossos estudantes do 2º ano, foram 100% avançados em Língua Portuguesa e Matemática na avaliação SAEPI 2022, resultado melhor que em 2021”.

“Com uma Educação Infantil e Alfabetização bem feita o sucesso nos anos seguintes é garantido, uma vez que a base, o alicerce foi bem construído, essas crianças estão preparadas para brilhar, para trespassar outras modalidades com um desempenho de sucesso. Tudo isso, é fruto de uma gestão municipal que tem a educação entre suas prioridades e que junto à nossa secretaria de educação e nossas escolas por meio de nossos profissionais realizamos um trabalho comprometido com metas estabelecidas, sabendo aonde se queremos chegar.”

Compõe a equipe PPAIC municipal:

Coordenadora Lucilene Maria de Lima

Formadora da Educação Infantil, Hilquirlandia Iraci de Carvalho

Formadora do Ciclo de Alfabetização: Maria da Conceição oura de Oliveira

Estava presente apreciando o evento profissionais da educação municipal, famílias, estudantes, algumas autoridades e a equipe regional PPAIC da 8° GRÉ de Oeiras Piauí.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais