31.2 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralPiauí

Faturamento de bares e restaurantes do Piauí cai 80% após isolamento para conter coronavírus

As mesas de restaurantes são reduzidas para respeitar o espaço de mais de um metro de distância de casa pessoa — Foto: Redes Sociais/Reprodução

O setor de bares e restaurantes do Piauí teve uma queda de 80% em seu faturamento nos primeiros dias de isolamento social por conta das medidas de combate à disseminação do coronavírus. Segundo a representação piauiense da Associação Brasiliera de Bares e Restaurantes (Abrasel), os empresários estão fazendo mudanças em seus modelos de atendimento para tentar reduzir o prejuízo.

A nível nacional, a associação prevê que a redução de faturamento provoque o corte de até três milhões de empregos nas próximas seis semanas. O setor abriga cerca de seis milhões de postos de trabalho em todo o Brasil.

O decreto de calamidade assinado nesta quinta-feira (19) pelo governador Wellington Dias prevê ainda limitações no funcionamento do setor. As atividades comerciais devem ser encerradas até às 17h em todo o estado, e os bares e restaurantes que funcionarem após este horário devem ter suas atividades suspensas.

Os que operam até antes das 17h terão de colocar mesas em uma distância mínima de dois metros entre duas pessoas. O decreto ainda precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa em votação nesta sexta-feira (20).

“Por iniciativa própria, empresários decidiram atuar de maneira diferente: ou reduzindo seu quadro de funcionários e horário de funcionamento, ou operando na modalidade ‘delivery’, ou mesmo fechando as portas”, disse Natália Macário, diretora executiva da Abrasel no Piauí. Segundo ela, os empresários têm discutido com fornecedores e sindicatos laborais em busca de soluções para atravessar a época de grande redução do movimento.

“Sabemos que isso vai durar de dois a três meses pelo menos para se reajustar. Então o impacto vai ser muito grande. Algumas casas vão conseguir sobreviver funcionando até às 17h ou 14h, Mas outras não, por que seu funcionamento é só durante a noite, então vai ser inevitável o fechamento”, comentou a diretora da Abrasel Piauí.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais