Poucas chuvas no semiárido piauiense têm prejudicado a plantação e produção de vários agricultores da região de Paulistana. Em Jacobina do Piauí, precisamente na comunidade Água Suja distante cerca de 3 km da sede da cidade, o casal de agricultores Rodrigues José da Costa e sua esposa Noemiana de Sousa tiveram a sua plantação de melancia prejudicada por falta de chuvas.
Os agricultores que no ano de 2015 havia produzido 40 toneladas de melancias e vendido na feira da cidade, além de vender para as cidades vizinhas, neste ano não teve a mesma sorte. As poucas chuvas terminaram prejudicando o crescimento das melancias: “Mesmo com poucas chuvas achei vantajoso, pois mesmo pequenas ainda deu 15 mil quilos de melancia”, ressaltou o agricultor.

A produção de melancia do casal é totalmente saudável, pois eles não utilizam de agrotóxico na sua plantação de pouco mais de dois hectares de terra, “O povo que compra com a gente adquire um alimento totalmente saudável e sem o uso de venenos”, garantiu o casal.
As poucas chuvas prejudicaram até a produção do mel de abelha, que segundo o agricultor diminuiu pela metade. “Nosso sonho agora é equipar poço artesiano para podermos produzir durante o período de estiagem, vamos plantar no gotejo”, disse o casal de agricultores bastante animados.
MATÉRIA RELACIONADA:
Agricultor de Jacobina do Piauí produz mais de 40 toneladas de melancias
VEJA FOTOS: