29.4 C
Jacobina do Piauí
13 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
EducaçãoGeralInternacionalNordeste em Foco

Estudantes de Lagoa Alegre embarcam para representar o Brasil em feira de tecnologia na Austrália

Pouco mais de 270 quilômetros separam o município de Lagoa Alegre do litoral piauiense. Uma distância pequena, se comparada ao trajeto que Adrielly Costa, de apenas 17 anos, percorrerá até ver o mar pela primeira vez.

“Nunca vi a praia e a primeira vez vai ser logo na Austrália. Fico pensando como a vida foi maravilhosa conosco. A gente nem imaginava”, conta a estudante.

Acompanhada de quatro colegas de turma, Ana Luiza Silva, Isabella Cristina Santos, Matheus Nascimento e Cecília Campos, e do professor da disciplina de Desenvolvimento de Sistemas, Allan de Oliveira, a jovem embarcou, nesta quinta-feira (28), com destino a Perth, na Austrália, onde irá representar o Brasil na feira de tecnologia Young Entrepreneurs Showcase (YES), a mais de 15 mil quilômetros de distância de casa.

A viagem, até pouco tempo inimaginável, é fruto do desempenho dos estudantes na primeira edição do Seduckathon. Alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Elon Machado Moita, o time conquistou a 11ª colocação na maratona de programação promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), no primeiro semestre.

Embora apenas as dez primeiras equipes tivessem direito ao intercâmbio, o governador Rafael Fonteles estendeu o prêmio ao time de Lagoa Alegre, que irá representar o país no evento australiano de 2 a 6 de dezembro. Essa será a primeira vez que o YES recebe uma equipe estrangeira. Todas as despesas dos representantes piauienses são custeadas pelo Governo do Estado.

A poucos minutos do seu primeiro voo de avião, Ana Luiza tenta recapitular todo o caminho que foi percorrido durante o ano para que, agora, ela pudesse estar próxima de vivenciar uma experiência que irá carregar por toda a vida.

“Eu nunca imaginaria que o resultado de uma prova teria como consequência uma viagem para um intercâmbio na Austrália. Nós somos as primeiras pessoas da nossa cidade a viajar para outro país por meio de um intercâmbio. As pessoas param a gente na rua para saber mais detalhes”, conta a estudante.

Na Young Entrepreneurs Showcase, o time piauiense irá apresentar o projeto “O Mundo Virtual Off Books – Um Sistema Web para Troca de Livros”, plataforma que incentiva a leitura por meio da troca de livros usados e do acesso a publicações digitais, uma iniciativa desenvolvida pelos estudantes para o Seduckathon.

Para os que ficam, o misto de orgulho e saudades dá o tom dos últimos abraços e conselhos pré-viagem. Pai de Cecília, Genilson Batalha confere os últimos detalhes, antes do embarque da filha mais velha. “A gente, como pai, fica com essa sensação de que a filha da gente está em um bom caminho. É uma satisfação enorme e, ao mesmo tempo, bate um nervosismo, por ser a primeira viagem dela. Cecília é uma menina muito tranquila e estudiosa”, conta o pai.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância da iniciativa. “A ida dos estudantes do Ceti Elon Machado Moita à Austrália é um marco. Encerramos o primeiro ciclo do Seduckathon com uma conquista que plantará sementes de um futuro promissor para o Piauí. Estamos preparando nossos jovens para competir em mercados globais e essa experiência será transformadora”, afirmou o gestor.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais