23.1 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Em Ipiranga do Piauí, propriedade rural tem solo que “queima por dentro”; animal chegou a morrer queimado

Um fenômeno tem chamado a atenção em uma localidade rural de Ipiranga do Piauí, localizada a 261 km de Teresina. Por lá, o chão literalmente “pega fogo”. É possível ver também a fumaça que emana de rachaduras que existem na terra. Um animal já morreu após cair em uma cratera e não conseguir sair, e ser queimado pela combustão.

O agricultor Luiz Gonzaga conta que já teve dois animais que se acidentaram no terreno. Segundo ele, o solo tem rachaduras que, por dentro, acontece a combustão. O fenômeno tem avançado desde 2022 no terreno, que tem cerca de 123 hectares, e que conta com plantação de caju e pequi.

“Aqui da minha terra eu avistei uma fumaça na terra do vizinho. Aí eu fui verificar e aí vi a fumaça subindo, uma cratera aberta. Só que observei que tinha uma área bastante queimada e essa fumaça nunca cessou. No tempo de seca, a quentura da terra é grande. Duas vacas já caíram, uma ficou totalmente queimada, ficou só a ossada. A outra ficou queimada e eu consegui tratá-la por seis meses”, disse o agricultor à TV Cidade Verde Picos.

O professor e geógrafo Elton Arruda explica que a região onde hoje é o sítio do Luís Gonzaga já foi o leito de um rio há mais de 40 anos, e a hipótese principal é que o processo de combustão que acontece no terreno seja a partir dos gases gerados na decomposição da matéria orgânica que havia no leito do rio.

“A hipótese mais plausível é que seja um gás chamado ‘fosfina’, que emite um cheiro ruim de podre, que não é enxofre, é tipo peixe podre ou ovo podre, algo assim. Ao entrar em contato com o oxigênio por meio do pisoteio, esse gás entra em combustão e então ele vai gerar esse cenário que a gente vê aí. As chamas vão sair, as fumaças vão sair, é mais fácil visualizar a noite. Os animais vão pisotear e nisso eles intensificam a combustão”, explicou.

Cidade Verde Picos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais