32.9 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2025
Cidades em Foco
Campinas do PiauíConceição do CanindéDestaqueGeralJacobina do PiauíNova Santa RitaSimplício Mendes

12 prefeitos da região de Simplício Mendes e Paulistana decidem a não realização de eventos de grande porte devido a seca

A questão da seca é uma pauta forte nos municípios do Vale do Itaim, Vale do Canindé e Vale do Guaribas. Pensando em viabilizar uma solução para reduzir os impactos, foi realizada uma reunião intermunicipal, na Câmara Municipal de Conceição do Canindé, nesta sexta-feira (11).

O evento contou com a presença dos prefeitos, Diogo Janes (Conceição do Canindé), Dr. Carlim (Vera Mendes), Márcio Moura (Simplício Mendes), Vanderlei Carvalho (Jacobina do Piauí), Dr. Jomário Ferreira (Campinas do Piauí), Demazinho (Isaías Coelho), Joaquim Neto (Patos do Piauí), Clei Carvalho (Caridade do Piauí), e Osvaldo da Abelha Branca (Paulistana).

Por motivos justificáveis, os prefeitos; Neto (Bela Vista do Piauí) e Heli Marques (Nova Santa Rita do Piauí), não puderam participar do encontro, mas concordaram com os acordos fechados na reunião dos prefeitos.

A reunião teve como tema central os desafios da seca e as ações conjuntas entre os municípios. Os representantes fizeram um panorama da situação atual e destacaram as consequências para a agricultura, abastecimento de água e condições de vida para população, afetada principalmente na saúde.

Como ações colaborativas entre os municípios, foram estabelecidas as seguintes propostas:

  1. Estabelecimento de parcerias intermunicipais para o compartilhamento de recursos logísticos, como carros-pipa, máquinas pesadas, equipamentos operacionais e suporte técnico especializado;
  2. Fortalecimento da articulação entre as Defesas Civis Municipais, com vistas à criação de um canal permanente de comunicação e resposta coordenada;
  3. Elaboração de um protocolo conjunto de prevenção e combate a incêndios e queimadas.

As autoridades presentes debateram a necessidade de adoção de medidas administrativas voltadas à responsabilidade fiscal e à eficiência da gestão dos recursos públicos diante da crise hídrica.

Em conjunto, os prefeitos compreenderam a necessidade de revisar contratos de maior impacto orçamentário, especialmente aos grandes eventos festivos. Para readequar as despesas públicas e reorganizar o planejamento dos municípios para priorizar os investimentos em áreas essenciais, os prefeitos cancelaram eventos de grande porte, exceto os que acontecem até a primeira semana de maio.

Os representantes realizarão reuniões técnicas com equipes das áreas de meio ambiente, agricultura, defesa civil e administração para a elaboração de um plano regional de enfrentamento aos impactos da estiagem e criação de um possível comitê para acompanhamento.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais