26.8 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

Pessoas com deficiência poderão ter isenção de taxa em concursos públicos no Piauí

Reprodução/Freepik

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei nº 41/2025, que prevê a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para pessoas com deficiência (PCDs) no âmbito da administração pública estadual.

O projeto tem como objetivo promover a inclusão social e garantir igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência no acesso ao serviço público, alinhando-se ao que estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146/2015).

Pela proposta, pessoas com deficiência (PCDs) terão direito à isenção da taxa de inscrição em concursos públicos realizados por órgãos da administração direta e indireta do Estado. Para ter acesso ao benefício, o candidato deverá apresentar documentação comprobatória da deficiência, conforme os critérios exigidos em cada edital. Além disso, o laudo médico apresentado deve seguir os parâmetros da Lei Estadual nº 8048/2023, que trata da validade e reconhecimento oficial desses documentos.

Confira os critérios para a isenção:

  • A isenção se aplica a concursos públicos promovidos pelo Estado do Piauí, incluindo órgãos da administração direta e indireta.
  • O candidato deve apresentar documentação comprobatória da deficiência, como laudo médico e demais exigências previstas em edital.
  • O laudo médico deve respeitar a Lei Estadual nº 8048/2023, que estabelece critérios sobre validade e durabilidade do documento.
  • Os critérios específicos para solicitar a isenção serão definidos em cada edital de concurso público.

A proposta, de autoria do ex-presidente da Casa, Franzé Silva (PT), agora segue para análise na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação.

“A isenção da taxa de inscrição é um importante instrumento para estimular a participação das pessoas com deficiência nos processos seletivos do Estado. Muitas vezes, os custos envolvidos na preparação para concursos públicos, somados ao valor da inscrição, tornam-se um fator limitante, impedindo que candidatos qualificados tenham a chance de disputar vagas no funcionalismo público”, diz o texto do projeto.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais