24.4 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Deputados aprovam proibição do corte de água e luz no Piauí por 60 dias

Em sessão realizada pela internet, na manhã desta segunda-feira (30), a Assembleia Legislativa aprovou o projeto que proíbe cortes no fornecimento de água e energia elétrica no Piauí por 60 dias. O prazo pode ser prorrogado caso perdure a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O projeto é do deputado Henrique Pires (MDB) e teve emenda de Gessivaldo Isaias (Republicanos), que acrescentou ao texto a religação dos serviços que tenham sido cortados. A deputada Teresa Britto subscreveu o texto, que foi aprovado por unanimidade – tanto nas comissões como no plenário – e agora segue para sanção do governador Wellington Dias (PT).

Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já havia determinado suspensão no corte da luz por falta de pagamento em todo o país, pelo prazo de 90 dias.

“Sabemos que quem estiver sem água em casa não pode realizar a higienização. Esta proposta não visa estimular a inadimplência, mas sim preservar o direito do cidadão de manter os serviços básicos neste período de calamidade”, afirmou Henrique Pires.

Outras duas proposições foram aprovadas, nesta segunda-feira (30), em duas sessões online do plenário. A primeira foi o projeto de lei número 34, que institui a política estadual de Operações de Emergência em Saúde para prevenir a infecção pelo novo coronavírus no Piauí, de autoria do deputado estadual Ziza Carvalho (PT).

Também foi aprovado o projeto de lei número 50, do deputado estadual Francisco Limma (PT), com medidas de emergência que podem ser adotadas durante a pandemia de Covid-19, como isolamento, quarentena e exames.

Fábio Lima (com informações da Alepi)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais