30.9 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Deputados aprovam equiparação de licença maternidade para mães adotivas

Foto: Arquivo Cidade Verde

Os deputados aprovaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) de quarta-feira (25), um Indicativo de Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), que garante às mães adotivas o mesmo prazo de licença maternidade dado às mães biológicas. A matéria, agora, segue para o Governo do Estado analisar e encaminhar um projeto de lei regulamentando o tema para nova apreciação na Casa Legislativa.

No Estatuto do Servidor do Governo do Estado do Piauí, a licença dada a mães adotivas é de 90 dias para crianças com menos de um ano e de, apenas, 30 dias para crianças com mais de um ano. Caso o Indicativo se transforme em lei, o artigo que trata do tema será redigido direcionando ao mesmo artigo que guarda os direitos das mães biológicas.

Na justificativa da matéria, Franzé Silva afirma que o Supremo Tribunal Federal já legislou sobre o tema garantindo o direito às mães adotantes. Além disso, o parlamentar destaca que a legislação atual contribui para manter  a menor quantidade de adoções de crianças com mais de um ano. Estas exigem, inclusive, um maior esforço para adaptação à nova família e por isso merecem o mesmo tempo de licença maternidade.

Paula Sampaio (com informações da assessoria)
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais