27.2 C
Jacobina do Piauí
8 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Delegado pede que população não divulgue blitz em rede social no Piauí

Foto reprodução do site Cidade Verde

O delegado Everton Ferrer , coordenador da Polinter, pede o apoio da população para que as pessoas não coloquem nas redes sociais, principalmente em grupo de WhatsApp, os pontos de blitz e bloqueios policiais. Essa divulgação pode facilitar a ação de criminosos que mudam a rota ao tomar conhecimento do bloqueio policial.

“Isso reflete contra ela mesma  (contra a própria população). O criminoso que deixou de ser abordado (em uma blitz)  pode assaltar alguém lá na frente ou alguém até ligada a essa pessoa que colocou a informação (nas redes sociais)”.

Desde quarta-feira (30), a Polícia Civil do Piauí – com coordenação da Polinter – iniciou a segunda fase da Operação Cerco Fechado.  A Polícia Civil informa que “serão feitas abordagens a pessoas e veículos em vários pontos da cidade, de forma dinâmica, para tirar de circulação indivíduos com mandados de prisão em aberto, apreender veículos roubados e furtados e coibir outras práticas criminosas”.

A operação iniciou na quarta-feira (30) na zona Sudeste e no Centro da capital; mais de 400 veículos foram abordados.  Desses, um carro foi apreendido por apresentar sinais identificadores adulterados.

O delegado ressalta que a operação também serve como forma de prevenção para evitar novos furtos e roubos. “Nós, da Polinter, trabalhos com o pós-crime, com a repressão. Mas também estamos contribuindo com o trabalho preventivo para evitar que cheguem novas ocorrências e aumente a sobrecarga”.

“Nós nos unimos com outros distritos, com as especializadas e as gerências. O delegado geral (da Polícia Civil) pediu que nós fizemos esse trabalho agora, de intensificar, e que não tem hora para terminar. Vamos intensificar as ações pare reduzir os índices”.

Dados

O delegado comenta que a depender do dia o registro da Polinter –  por furtos e roubos de veículos – chega a ter 20 ocorrências. Ele ressalta que mais de 80% dos veículos roubados/furtados em 2020 foram recuperados no Piauí.

“O que chama a atenção é a questão da motocicleta porque 2/3 dos veículos roubados são motocicletas. O índice de recuperação ainda não é satisfatório. Está na casa de 50% (de motos recuperadas). Estamos fazendo essas ações para tentar recuperar esse patrimônio, além de tirar os criminosos de circulação”.

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais