30.9 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Defensoria recomenda empresas a não cortar água e energia de consumidores inadimplentes

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

A Defensoria Pública do Estado do Piauí expediu ofícios recomendando às empresas Águas de Teresina e Equatorial Energia que, independente de situação de inadimplência, o fornecimento de água potável e de energia elétrica seja mantido durante o estado de pandemia estabelecido pela Organização Mundial de Saúde em relação ao Novo Coronavírus (Covid-19).

Segundo a Defensoria, a recomendação considera o direito dos usuários de serviços públicos a adoção, por parte dos prestadores de serviço, de medidas que visem a produção de saúde e segurança, como  previsto em lei.

“Estamos considerando que esses são serviços essenciais, fundamentais para garantir a manutenção da saúde e dignidade das pessoas em um momento tão difícil  e acreditamos na sensibilidade dos gestores da Equatorial Energia e da Águas de Teresina, no sentido de colaborarem com a adoção de medidas que contribuam para impactar o mínimo possível a vida de pessoas que já carentes em vários segmentos e que precisam ter o mínimo de condições para enfrentar esse vírus tão contagioso, buscando reduzir cada vez mais as possibilidades de contaminação”, disse o defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis.

Outras recomendações

À Empresa Águas de Teresina, a Defensoria recomendou também que o tratamento de esgoto não seja interrompido enquanto perdurar o estado de pandemia decorrente do Covid-19.

À Equatorial Energia a recomendação também é sobre a manutenção do fornecimento de energia enquanto durar a pandemia.

As empresas ainda não se manifestaram sobre as recomendações.

DoCidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais