Para conscientizar a população sobre a importância da amamentação, o ‘Agosto Dourado’ marca a Campanha Mundial de incentivo ao aleitamento materno. Em Curral Novo do Piauí, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta quarta-feira, 11, um evento intitulado de “Agosto Dourado – Juntos pela amamentação”, na Câmara Municipal de Vereadores.
O evento teve como público alvo gestantes e lactantes (mães que amamentam) contou com palestra da pediatra Fabricia Silveira, que deu dicas sobre como cuidar do bebê, abordou sobre como amamentar o bebê, quais produtos de pele e cabelo devem utilizar no bebê. Ela explanou, ainda, sobre os cuidados que as mães devem tomar após ganharem seus bebês, os primeiros seis meses e tirou duvidas de todas as mães presentes.
“Amamentar é mais que uma forma de nutrir, é vida. O aleitamento materno principal alimento desde o nascimento até os 6 meses, quando exclusivo não necessita ofertar água. Mesmo com a introdução alimentar, é muito importante continuar com a amamentação até os 2 anos de vida. Proporciona muitos benefícios para o bebê e a mãe. Não existe leite fraco! Cada mãe produz o leite essencial para seu filho”, comenta a pediatra.
Fabricia Silveira explica que o primeiro leito o colostro é fundamental para imunidade, pois age como a primeira vacina, além de alimentar, proporciona proteção contra doenças. “Quando a criança não ganha peso, é necessário primeiro avaliar se a pega (a forma de amamentar está correta), esvaziar primeiro uma mama antes de mudar para outra. O leite anterior é formado por água e vitaminas, o leite posterior composto de gordura. Procurar sempre o Pediatra, médico da família e enfermeiro para orientações! Amamentar não é fácil, mas é prazeroso. Amamentar vale mais que ouro”, pontua a pediatra.
A secretária de Saúde Vanderlúcia Lira marcou presença no evento e destacou que o objetivo da ação é fazer com que todas as mães tenham consciência que amamentar é um ato natural. “É muito importante sempre incentivar a amamentação e Agosto Dourado vem para lembrar do valor imensurável que é amamentar o bebê. A gente preparou esse espaço com muito carinho para a pediatra orientar e dá dicas as futuras mamães de nosso município”, finaliza Vanderlúcia Lira.
Vantagens do aleitamento para as crianças
- Menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menos chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2.
- Alcançam melhor desempenho em testes de inteligência e se transformam em adultos mais saudáveis e produtivos.
- É o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. A partir dos seis meses, a orientação é para que o bebê continue mamando até os dois anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável.
Veja mais fotos!