O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante esta quarta-feira uma ação da Campanha de Luta Contra HIV/AIDS. O evento aconteceu na Praça Josino Ferreira, das 08 às 13 horas. No total, foram realizados 115 testes rápidos.
Foram realizados testes rápidos de HIV na polpa digital com o resultado em 10 a 15 minutos, distribuição de kits com preservativos e lubrificantes, entrega de panfletos com informações sobre HIV/ AIDS e PrEP Profilaxia Pré. – exposição ao HIV (novo método de prevenção implantado no CTA), testes rápidos de Hepatite B e C, e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis.
O evento é aberto para toda população, mais o foco principal é o público jovem, devido ao crescente número de casos em Picos nessa faixa etária, (55 casos até novembro de 2019), sendo 37 masculinos, 14 femininos e 04 gestantes.
“Os números de novos casos são uma preocupação, mas ao mesmo tempo é uma satisfação de que o serviço está sendo divulgado e que as pessoas estão se interessando em realizar essas testagens”, disse a Coordenadora do CTA, Isabel Fontes.
“Essa ação é muito boa e muito importante porque nem todo mundo tem a condição de fazer esses exames particulares e muita gente tem a vontade de saber e estar ciente do seu estado de saúde”, disse Yorrana Rayssa de Moura Bezerra.