28.8 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Covid-19 segue a se disseminar em nível bastante intenso, alerta OMS

Líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 na Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove alertou nesta terça-feira, 31, para o fato de que o vírus “continua a se disseminar em nível bastante intenso” pelo mundo.

Durante sessão de perguntas e respostas da entidade, ela destacou o fato de que há uma queda no número de testes para a doença, o que dificulta o trabalho de monitorá-la e sequenciar os vírus, a fim de verificar a ocorrência de novas variantes ou subvariantes e sua disseminação.

Kerkhove disse que a OMS espera reportar um recuo nos casos semanais da doença, no levantamento mais recente, porém reforçou que o movimento ocorre diante de uma queda nos testes.

“Isso dificulta nosso trabalho para avaliar quão intenso está o vírus”, comentou, apontando que “não podemos sequenciar se não testamos”. Mesmo com a provável subnotificação, ela ressaltou o fato de que há ao menos 10 mil mortes por semana no mundo pela doença, com milhões de novos casos também registrados a cada semana.

Europa

Na Europa, Kerkhove disse que deve haver disseminação do vírus e mais casos em breve, com o verão local e mais pessoas socializando. Ela comentou que alguns países ainda assim se saem bem, mas pediu que seja levado em conta que em várias outras nações a covid-19 “ainda devasta sociedades”. A autoridade mencionou também o caso da África do Sul como um quadro positivo recente, após o país aparentemente ter superado um pico de infecções pela doença, sem atingir um pico de hospitalizações, graças ao nível de imunizados.

Fonte: Estadão Conteúdo

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais