23.9 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Consultora de carreiras dá dicas de como garantir alta empregabilidade

A consultora de carreiras Mathilde Berna foi a primeira entrevistada do programa “Valor Profissional”, estreado neste domingo (3), pela TV Cidade Verde. A especialista deu dicas de como investir na carreira e garantir a alta empregabilidade.

1) Conhecer o próprio perfil

Segundo Mathilde, para se ter sucesso profissional é necessário, antes de tudo, se conhecer, saber o que gosta e o que é importante dentro desse perfil. “A partir daí, é fundamental analisar o que acontece no mercado, verificar as tendências e as oportunidades mais valorizadas”, explica.

2) Analisar oportunidades

A consultora orienta leituras e conversas com pessoas do ramo para construir uma base. “Leia bastante e faça um bom network. Quanto mais informações, mais oportunidades de análise”, completa.

3) Sair da zona de conforto

Para Mathilde, outro passo importante é sair da zona de conforto e se abrir a novas ideias. “Ser flexível é fundamental. Sair dessa área em que se está acostumado gera dúvidas e isso é natural, mas o mercado tem muitas oportunidades e saber analisá-las pode ser um grande caminho”, enfatiza.

4) Investir na carreira sempre

Investir na carreira, segundo a consultora, é uma condição básica. “Desde que você sai da faculdade, já precisa investir. Você não pode parar de fazer isso. Não é preciso fazer um novo curso universitário. Pode fazer pequenos cursos, buscar qualificações diferentes, mas investir na carreira é eterno”, orienta.

Mathilde ressalta também que as pessoas que já estão no final da carreira hoje são tidas como valiosas, por causa do conhecimento adquirido, entretanto, nem mesmo nesses casos devem deixar de investir na profissão. “É importante não ficar atirando para todos os cantos, mas você tem que saber o que precisa aprender para manter o nível de empregabilidade em alta. O que você precisa saber, que seus colegas sabem e você não? Apesar das inúmeras oportunidades no mercado, a competitividade é muito grande”, finaliza.

* A entrevista foi concedida à apresentadora Ana Cristina Barros, no quadro Café Executivo 

 

 

 

 

Fonte: Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais