23 C
Jacobina do Piauí
17 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Com trecho no Piauí, ministro confirma conclusão da Transnordestina para 2026

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou na última quinta(14) a antecipação da entrega da obra Ferrovia Transnordestina. Prevista inicialmente para o fim de 2027, a conclusão da obra será antecipada para dezembro de 2026. A obra é tratada como prioridade no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

O trecho da Transnordestina no Piauí é de 166 quilômetros, entre Paes Landim e Eliseu Martins. A ferrovia Transnordestina é dividida em três fases, sendo a segunda a que atravessa o Piauí.

Os trilhos da Transnordestina vão percorrer os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. O ministro Rui Costa visitou a obra ao lado do governador Elmano de Freitas e da comitiva de ministros e secretários que o acompanham na agenda do Novo PAC no Ceará . Entre estes estavam o ministro em exercício do MIDR, Valder Correia, e o secretário especial do Novo PAC, Maurício Muniz.

Durante visita ao Ceará, o ministro se reuniu com os empresários responsáveis pela obra para acertarem o novo cronograma de execução.

“Quero tranquilizar a população do Ceará. A Transnordestina é a maior obra de infraestrutura do Nordeste, potencializará a logística tão fundamental para a geração de emprego e o desempenho da economia. A obra está completamente contratada, seu financiamento está assegurado e vamos acelerar para concluir em 2026”, assegurou o ministro responsável pelas obras do Novo PAC.

Rui Costa disse ainda que na próxima semana o governador Elmano de Freitas deve ir a Brasília assinar com empresário da obra e o Banco do Nordeste (BNB) um novo lote de financiamento. “Com isso, tem crédito para agora, em dezembro, e, em seguida, entrarão os créditos do BNDES”.

No último dia 5 de novembro, a Sudene autorizou a assinatura de aditivo com a empresa responsável pela obra que viabiliza a liberação de R$ 3,6 bilhões de recursos por meio do FDNE. A expectativa é de que a operação parcial da ferrovia seja iniciada já em 2025.

O projeto completo da ferrovia Transnordestina possui 1.757 quilômetros de extensão. Desses, 1.209 quilômetros correspondem a linha férrea entre o Piauí e o Ceará, passando por Salgueiro (PE). Outros 548 quilômetros integram o ramal de Pernambuco, que sai de Salgueiro em direção ao Porto de Suape.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais