25.3 C
Jacobina do Piauí
13 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

Carretas vão percorrer o Piauí para prevenir o câncer de mama

Com objetivo de identificar o câncer de mama precocemente, a Secretaria de Estado da Saúde vai colocar na estrada duas carretas que vão percorrer o Piauí com oferta de exames de mamografia e ultrassom de mama. A largada inicial vai acontecer na próxima segunda-feira (3), no conjunto Dirceu Arcoverde, em Teresina, com o lançamento do Programa Amigos do Peito – A prevenção é a melhor aliada no combate ao câncer de mama.

Voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do peito visa atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o Estado. Por dia, as duas carretas têm a capacidade de realizar até 80 procedimentos de mamografia. As carretas são equipadas com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom, em cada veículo, que ofertarão os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Levar essa oportunidade às mulheres, principalmente nos locais de difícil acesso ao equipamento de mamografia, para prevenir e detectar o câncer de mama, é o nosso objetivo”, afirma o secretário de Saúde, Francisco Costa.

Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no Piauí. A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de cama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

 

Fonte: Governo do Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais