28.1 C
Jacobina do Piauí
27 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Caminhoneiro pode ter sido negligente em morte de motociclista atingido por poste, diz delegado

Foto Renato Andrade

A Delegacia de Trânsito da Polícia Civil vai iniciar nesta sexta-feira (27) o inquérito que vai apurar a morte do motociclista que foi atingido por um poste após um caminhão que carregava uma caixa d’água puxar os fios da rede elétrica. A vítima foi identificada como Francitônio Alves de Carvalho, de 31 anos. Ele estava com a esposa na garupa, que sobreviveu. O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira (26) no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina.

O delegado Carlos Cesar Carvalho, titular da Delegacia de Trânsito, disse que a investigação vai apontar se o condutor teve alguma responsabilidade culposa, ou seja, sem a intenção de provocar a morte. Ele conta que o motorista do caminhão pode ter agido com negligência ao perceber o tamanho da caixa d’água e a altura dos fios.

“Ele pode ter agido com negligência, imprudência, ao dirigir com uma caixa d’água muito alta. Ele pode ter sido negligente vendo os fios de alta tensão e não ter parado a marcha do carro dele. Se ele tivesse sido diligente, não teria provocado o rompimento dos fios, e a quebra do poste e ele não teria caído sobre o motociclista que estava passando na via pública”, disse.

De acordo com o delegado, o motorista do caminhão deverá ser ouvido, além de outras testemunhas que presenciaram o acidente. Os resultados das perícias feitos nesta quinta também serão fundamentais para a elucidação do acidente e eventual responsabilização.

“A gente espera os resultados das perícias, oficia a Polícia Militar para ver as primeiras impressões que teve do local, geralmente a PM emite boletim de acidente de trânsito, e a gente oficia o Instituto de Criminalista, porque geralmente o perito foi ao local do acidente, e emite laudo de exame local de acidente, o corpo da vítima é encaminhado pro IML, e é feito laudo de exame necroscópico, e vamos ouvir o caminhoneiro e possíveis testemunhas”, explicou.

Ainda conforme o delegado, os crimes de trânsito geralmente são crimes culposos, ou seja, sem intenção de matar, e acarretam em punições mais brandas do que em casos em que há intenção de matar.

Foto: Arquivo pessoal

Acidente

O acidente foi provocado por um caminhão que carregava uma caixa d’água de cerca de 15 mil litros. Segundo relato dos moradores que presenciaram o acidente, a caixa d’água atingiu fios de alta tensão que arrastaram o poste, que acabou caindo, momento em que atingiu e matou o motoqueiro que passava pelo local. Nas fotos é possível ver que a caixa d’água ficou danificada com o impacto.

Na motocicleta estavam a vítima e a esposa, que mesmo ferida após o impacto, pulou da moto e conseguiu sobreviver. A mulher estava com um machucado na cabeça e foi socorrida pelo Samu. O casal trabalha num supermercado da região e Francitonio estaria levando a esposa para o trabalho no momento do acidente. O casal tem um filho, de apenas sete anos.

João Barbosa, funcionário da Equatorial, informou que não é possível saber se Francitonio morreu devido a pancada ou pela descarga elétrica, apenas a perícia poderá esclarecer.

Ainda de acordo com João, foi interrompido o fornecimento de energia para permitir que fosse realizada a perícia, além da retirada do corpo da vítima.

Por Roberto Araujo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais