23 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralQueimada Nova

Câmara Municipal de Queimada Nova do Piauí aprova quatro pautas em nova sessão ordinária

A Câmara Municipal de Queimada Nova do Piauí realizou, nesta terça-feira (14), uma nova sessão ordinária para discutir e votar pautas de relevância no município. O momento foi presidido pelo vereador Josimar Teixeira, acompanhado pelo prefeito Gilmar Macedo e a vice-prefeita Nazaré. 

Após o pequeno expediente, os vereadores realizaram a leitura dos Projetos de Lei Nº 009/2026 e 010/2026, abordando os seguintes pontos: 

  • Projeto de Lei Nº 009/2026, de autoria do Poder Executivo: dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2027; 
  • Projeto de Lei Nº 010/2026, de autoria do Poder Executivo: dispõe sobre a criação do hino oficial do município de Queimada Nova. 

Na ordem do dia, o Poder Legislativo realizou a discussão e votação dos Projetos de Lei Nº 007/2026 e 008/2026, bem como as Indicações Nº 006/2026 e 007/2026. As pautas foram aprovadas com unanimidade entre os presentes. 

  • Projeto de Lei Nº 007/2026, de autoria do Poder Executivo: pede autorização ao Poder Legislativo Municipal a realizar o pagamento das premiações dos animais participantes da 14ª Caprinova – Feira de Exposição e Desenvolvimento Agropecuário de Queimada Nova;
  • Projeto de Lei Nº 007/2026, de autoria do Poder Executivo: abre crédito adicional especial de dotação no orçamento vigente; 
  • Indicação Nº 006/2026, de autoria do vereador Marcléo: indica ao Poder Executivo Municipal que, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo, realize serviços de retirada e correção das barreiras de água formada nas estradas vicinais entre as localidades Brejo e Volta do Riacho; 
  • Indicação Nº 007/2026, de autoria do vereador Josimar: indica ao Poder Executivo Municipal o pagamento de adicional de insalubridade aos Agentes de Combate às Endemias. 

GRANDE EXPEDIENTE 

A vereadora Zeane agradeceu a oportunidade de dar continuidade aos trabalhos do Poder Legislativo e reforçou que as ações são conduzidas com carinho e responsabilidade. Comentando sobre as pautas do dia, a segunda-secretária destacou a relevância dos recursos e pagamento dos participantes da Caprinova, frisando a grandeza do evento para a economia e potencialidade do município, finalizando com os pontos da próxima sessão. 

O vereador Marcléo destacou que a participação na Casa Legislativa é importante para reconhecer o papel do vereador no município, destacando que os representantes trabalham juntos para fortalecer a cidade. Assim como a vereadora Zeane, Marcléo pontuou sobre a importância do hino para reacender o sentimento de pertencimento. 

O vereador explicou sobre o destino dos recursos e o crescimento da Caprinova, assim como a melhoria na infraestrutura e mobilidade urbana da cidade, frisando o seu compromisso com a população. 

O vereador Celsinho cumprimentou todos os presentes e pontuou a importância e transparência dos projetos comentados, esclarecendo o voto positivo por considerar a contribuição para a cidade. Sobre a premiação da Caprinova, destacou que é uma forma de valorizar cada produtor e estimular a economia — assim como o adicional de insalubridade aos ACE’s. 

O vereador Daniel adiantou os votos favoráveis, frisando o reconhecimento da premiação da feira de exposição e do adicional de insalubridade e importância dos reparos na infraestrutura para o bem-estar da população e a criação do hino para marcar gerações. 

O vereador Geovaldo parabenizou o trabalho do prefeito no município e reforçou a atividade dos vereadores durante as cobranças para garantir a melhoria do povo, bem como reafirmou a transparência em votar pautas com responsabilidade. Depois de justificar a ausência na sessão anterior, tratou sobre as pautas do dia. 

O vereador João Filho destacou o voto favorável para garantir direitos aos ACE’s, pontuando a sessão especial com a presença de muitos representantes. O representante destacou a valorização da premiação da Caprinova e os recursos para serem destinados à saúde e parabenizou a indicação sobre os reparos na infraestrutura. 

Na sequência, o vereador Marcelino reforçou que os vereadores não devem tratar como oposição e situação, mas priorizar a vontade de fazer o melhor pela cidade. O representante comentou sobre a criação do hino para o legado da cidade, o destaque da Caprinova e a importância de impulsionar a área da saúde. 

Por fim, o presidente da Casa Legislativa, Josimar, iniciou comentando sobre o Projeto que modificava a estrutura da administração pública, explicando que os vereadores aprovaram com a compreensão de que todos os profissionais seriam contemplados. Sobre os pautas do dia, comentou sobre as melhorias nas estradas, o crescimento da Caprinova, a importância do crédito para a saúde e a LDO para nortear as ações do município. 

EXECUTIVO MUNICIPAL 

A vice-prefeita Nazaré reafirmou que continua acompanhando o trabalho da Secretaria de Saúde e se mantém à disposição dos vereadores para o que for necessário para o município. 

Na sequência, o prefeito Gilmar Macedo elogiou o trabalho do Poder Legislativo Municipal, reforçando que estará em conjunto para encaminhar projetos que contribuam positivamente com a cidade. O gestor cumprimentou todos os presentes e enfatizou a responsabilidade da vice-prefeita. 

Confira, na íntegra, o Grande Expediente e votação durante a Sessão Ordinária

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais