A Câmara Municipal de Caridade do Piauí realizou, neste sábado (24), uma sessão solene em comemoração aos 30 anos de emancipação política do município. O momento contou com uma homenagem aos ex-prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, bem como às autoridades do Poder Executivo Municipal em exercício.
Com o tema “Trinta anos: muita história para contar”, a solenidade teve como objetivo o reconhecimento acerca das contribuições prestadas em prol do desenvolvimento da cidade. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, a celebração é simbólica e significativa para a história.
“Celebrar 30 anos de emancipação política é reconhecer a trajetória de lutas, conquistas e avanços construídos por homens e mulheres que dedicaram sua vida pública ao fortalecimento institucional e ao desenvolvimento social, econômico e administrativo do nosso município”, afirmou.
Durante a homenagem aos ex-prefeitos, receberam placas comemorativas Justino Antônio da Silva (1997-2000 e 2001-2004), José Francisco Lopes [in memoriam] (2005-2008), José Lopes Filho (2009-2012 e 2013-2016), Antoniel de Sousa Silva (2017-2020 e 2021-2024).
Dentre os ex-prefeitos, foram homenageados Raimundo Francisquinho (1997-2000), João José de Souza Neto (2001-2004, 2009-2012 e 2013-2016), Valderir (2005-2008) e Nalvinho (2017-2020 e 2021 a 2024).
Na sequência, a solenidade reconheceu o trabalho desenvolvido pelo atual prefeito em exercício, Cleivanilson José de Carvalho, mais conhecido como Clei Carvalho, assim como o vice-prefeito William Silva Santos.
PODER LEGISLATIVO
Na entrega das placas comemorativas aos ex-vereadores que integraram as legislaturas municipais, as homenagens aconteceram por legislatura, sendo eles:
1997-2000: (Nelinho de Deca, João de Justo, Euzébio, Dadá da Ingazeira (in memoriam), Zezinho Lopes, Chico Branco, Leocádio, Alberto da Francisca e Eliseu;
2001-2004: Wilson, Valderi, Chico Branco, Chico Neto, Eliseu, Léo, Chico de João Bastião, Alberto da Francisca e Leonda;
2005-2008: Léo, Chico de João Bastião, Rodrigo Professor, Dedé da Ingazeira (in memoriam), Eliseu, Ivanildo, Avilmar, Pedro de Valdo e Professor Edivaldo (in memoriam);
2009-2012: Marciel Lopes, Léo, Avilmar, Ivanildo, Silvano, Pedro de Valdo, Professor Edivaldo, Welligton e Vavá da Ingazeira;
2013-2016: Leonardo, Marciel, Wellington, Avilmar, Silvano, Valdim de Aurindo, Nalvin, Bilú e Francinalva de Paulo;
2017-2020: Chico Leal, Mazim de Benildo, Welligton, Léo, Bilú, Simar de Zé Adão, Tico Neto, Silvano e Fabiano;
2021-2024: Simar de Zé Adão, Xula, Luzineide, Ivanildo, Primo, Silvano, Avilmar, Márcia de Chico Leal e Bilú;
Atual: Mazim de Zé Adão, Gean, Chico Leal, Avilmar, Ivanildo, Xula, Luzineide, Silvano e Mazim de Benildo.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Ivanildo Xavier, destacou o significado do momento. “A Sessão Solene é uma forma justa e necessária de reconhecer homens e mulheres que ajudaram a construir a história de Caridade. Cada homenagem entregue hoje carrega o respeito e a gratidão de um povo que reconhece quem trabalhou pelo bem coletivo”, afirmou.
O prefeito Clei Carvalho também ressaltou a importância da iniciativa e a união entre os poderes. “Celebrar os 30 anos de Caridade é, acima de tudo, valorizar quem dedicou parte da sua vida ao desenvolvimento do município. É um momento de memória, respeito e gratidão, que fortalece ainda mais o sentimento de pertencimento da nossa população”, destacou o gestor.
Em entrevista, o ex-vice-prefeito João José de Souza Neto, que exerceu o cargo nos períodos de 2001 a 2004, 2009 a 2012 e 2013 a 2016, falou com emoção sobre a homenagem recebida. “Receber esse reconhecimento em uma data tão simbólica é motivo de muita alegria. Caridade faz parte da minha história, e tudo o que fiz foi pensando no bem do povo. Só tenho a agradecer a Deus e à população por esse gesto tão especial”, declarou.







































































































