32 C
Jacobina do Piauí
6 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Câmara dos Vereadores comemora 40 anos de fundação do campus da UFPI em Picos

A Câmara Municipal de Picos realizou, na noite desta terça-feira (20), uma sessão solene em comemoração aos 40 anos de fundação do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O momento ocorreu no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva.

O presidente da Câmara, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), contou histórias do campus em seus 40 anos de existência, bem como elogiou a luta travada anteriormente, incentivando a continuar com a mesma postura.

“Isso mostra a capacidade do nosso povo. Precisamos continuar a nossa luta e não podemos parar em nenhum instante, porque Picos merece, tem capacidade e estrutura. Nosso povo, intelectualmente falando, onde está é destaque”, afirmou Chaguinha.

Inicialmente, a UFPI contava com a oferta de apenas dois cursos, sendo eles Letras e Pedagogia. Com uma expansão acadêmica em 2005, novos nove cursos chegaram para contemplar os populares. Uma das primeiras professoras do campus, lecionando Pedagogia e História, Maria Eunice Soares Teixeira também usou o momento para relembrar todo o passado de conquistas, mas insiste que o momento na Câmara serve não só para “recordar” batalhas, mas “viver” as conquistas.

Professora Eunice

“A universidade não é de “A” ou de “B”, mas do povo. O campus renasceu e Picos tem uma universidade, por isso estamos aqui hoje. Não estamos recordando, nas vivendo essa vitória que conquistamos”, pontuou a professora.

O diretor da UFPI de Picos, Juscelino Francisco do Nascimento, destaca que é um momento especial para comemorar a existência de uma instituição que tanto contribui ao município no decorrer dessas quatro décadas. Além de alunos da região, atende pessoas vindas de outros estados e manda profissionais capacitados para todos os cantos do mundo, refletindo na qualidade da educação.

Juescelino Nascimento

“É um momento de muita alegria para a universidade e toda a comunidade picoense. O campus está há quatro décadas contribuindo para a formação acadêmica, intelectual, profissional e humana, de toda a população de Picos e de outros estados. Isso é muito louvável, ter uma universidade no interior do Piauí com a envergadura que temos hoje”, disse o diretor.

O responsável pelo campus de Picos também comentou sobre os ataques, em formato de retirada de orçamento, que a educação brasileira vem sofrendo pelo governo. Para ele, esse é mais um motivo para deixar claro a sociedade o quanto deve valorizar a existência de um estabelecimento como esse no município.

“Quero destacar a importância da universidade, sobretudo nesses últimos tempos que vem sofrendo ataques muito pesados por parte do governo, retirando nosso orçamento. É importante ter uma universidade pública e federal no nosso estado e no semiárido piauiense”, completou.

Texto: Glenda Leal
Imagens: Jaqueline Figueredo

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais