30.5 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Bolsonaro tem aprovação de 31% e perderia eleição para Lula, diz pesquisa; veja números

Eventual disputa indica vitória de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022 – Foto: Reprodução: iG Minas Gerais

Pesquisa divulgada pela Atlas nesta segunda-feira (10) indica que o  presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve aumento de 6% na aprovação e queda de 4% na rejeição em comparação a março.

No levantamento, Bolsonaro foi de 25% para 31% na avaliação de ótimo/bom, e recuou de 57% para 53% entre quem o considera como péssimo/ruim. 15% classificaram como regular.

Sema opção regular entre as possíveis respostas, Bolsonaro teve reprovação de 57% – queda de 3%, e aprovação de 40% – avanço de 5%.

A volta do auxílio emergencial , ainda que em um valor mais baixo do que o distribuído no ano passado, e o “alivio relativo” na pandemia da Covid-19 no país explicam a melhora nos indicadores de Bolsonaro, segundo Andrei Roman, CEO da Atlas.

Eleições 2022

As eleições presidenciais também foram tema da pesquisa, e nela, é indicado que o atual chefe do executivo e Lula (PT) deverão polarizar as intenções de voto.

Eventual cenário eleitoral:

  • Jair Bolsonaro (sem partido) – 37%
  • Lula (PT) – 33,2%
  • Ciro Gomes  (PDT) – 5,7%
  • Sérgio Moro (sem partido) – 4,9%
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM) -4,9%

João Doria (PSDB); Luciano Huck (sem partido); João Amoedo (Novo); Marina Silva (Rede); Guilherme Boulos (PSOL); Flávio Dino (PCdoB) e Alexandre Kalil (PSD) também foram citados, mas apresentaram porcentagem menor do que os citados anteriormente.

2º turno

Questionando os entrevistados sobre um eventual segundo turno em 2022, Bolsonaro perderia a reeleição para três candidatos: O ex-presidente Lula; Mandetta, ex-ministro da Saúde, e Ciro Gomes, presidenciável em 2018.

  • Lula (PT) – 45,7%
  • Jair Bolsonaro (sem partido) – 41%
  • Não sei/nulo/branco – 13,3%

Mandetta e Ciro também ganhariam do atual presidente, mas ficam dentro da margem de erro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de maio e teve a participação de 3.828 pessoas, que responderam às perguntas através de questionário online aplicado através de convites randomizados.

Fonte: Último Segundo/iG

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais