24.2 C
Jacobina do Piauí
13 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralSão Francisco de Assis

Assistência Social de São Francisco de Assis promove conferência para discutir SUAS e prefeito esclarece questões; veja fotos

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São Francisco de Assis do Piauí, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social e apoio da Prefeitura Municipal, realizou no último dia 8 de agosto a X Conferência Municipal de Assistência Social com o tema: ‘Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos’. O evento ocorreu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

O momento contou com a participação do prefeito Josimar Oliveira, secretária de assistência social Ana Paula Carvalho, vereadores, secretários, trabalhadores do SUAS, as equipes do CRAS, CREAS, Criança Feliz e a sociedade civil. A reunião possibilitou o diálogo de eixos baseados nos objetivos específicos de financiamento, controle social, articulação entre os segmentos, serviços, programas e projetos, benefício e transferência de renda.

Além da discussão, o encontro também foi proposto para uma palestra e eleição de delegados(as) para a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social. O grande objetivo da Conferência é apresentar, de maneira democrática e colaborativa, formas de melhorias para uma pasta integral e abrangente, promovendo cada vez mais qualidade de vida e assistência aos populares.

O prefeito Josimar Oliveira aproveitou a oportunidade para esclarecer acerca das dificuldades financeiras e desafios enfrentados pela gestão em 2023. Enfatizando que não é um caso isolado, o gestor conta que, além da redução do FPM, acontecem atrasos, impedindo diretamente o trabalho das pastas.

“Não é só São Francisco, mas municípios de todo o Brasil, principalmente aqueles que não tem arrecadação e vive apenas do FPM, recursos que, ao invés de estar tendo aumento, está sendo reduzido. As demandas aumentaram e os recursos reduziram, além dos atrasos. Essas coisas atrapalham demais o andamento de um trabalho dentro do município”, afirmou.

Apesar dos problemas encontrados, a administração pública conta com a organização e empenho para manter o trabalho em constante produção. De acordo com o prefeito, são repassados do FPM um valor mensal de R$15 a R$17 mil para a Assistência Social.

“Com muita determinação e organização, temos mantido o sistema funcionando. Estamos firmes e fortes para que as coisas dêem certo. São Francisco de Assis, hoje, tem uma gestão que está dando certo e, pela primeira vez, voltamos a ter o nome do município limpo. Isso é muito importante e motivo de orgulho para toda a equipe que compõe esse grupo. É um compromisso que temos e iremos honrar”, completou o prefeito.

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais