24.4 C
Jacobina do Piauí
17 de março de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralOeiras

Assembleia Legislativa e municípios do Piauí excedem teto de despesas com pessoal; veja lista

Tribunal de Contas do Piauí (TCE)

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e outros 17 municípios piauienses ultrapassaram o limite do teto de despesas destinado ao pagamento de pessoal, no que diz respeito ao estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com isso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) aprovou a emissão de alertas aos gestores municipais e também ao presidente da Assembleia Legislativa. Os dados foram apresentados durante sessão da corte de contas nessa segunda-feira (24). Confira a lista de cidades no final da matéria.

De acordo com as informações, a decisão foi tomada com base em memorando encaminhado pela Divisão de Fiscalização de Pessoal e Folha de Pagamentos, sugerindo deliberação plenária sobre o tema.

A divisão do TCE-PI apontou que em 17 municípios, o Poder Executivo ultrapassou o limite de alerta de gastos com pessoal (48,60% da Receita Corrente Líquida – RCL). Dentre esses municípios, seis ultrapassaram o limite de alerta, cinco deles estão acima do limite prudencial (51,30%); seis estão acima do limite legal (54,00%).

No âmbito estadual, a Assembleia Legislativa do Piauí também excedeu o limite estabelecido pela LRF quanto ao pagamento de servidores. Conforme o apurado, o limite excedido foi de 2,00% da RCL.

Até o dia 19 de fevereiro de 2025, 100 municípios ainda não haviam publicado seus Demonstrativos da Despesa com Pessoal, sujeitando-se às sanções previstas no § 2º do art. 51 da LRF.

Com base nessas constatações, a divisão sugeriu a necessidade de expedição de alertas aos gestores envolvidos, nos termos do art. 74, XXXIV, do Regimento Interno do Tribunal. O objetivo é informá-los sobre a situação e orientá-los a adotar providências cabíveis para a regularização dos gastos dentro dos parâmetros legais.

Clique aqui e veja a lista de cidades

Penalidades

Caso os entes não adotem medidas para recondução dos gastos ao limite legal, poderão enfrentar penalidades severas, tais como: impedimento de recebimento de transferências voluntárias, cassação de mandato e/ou multa equivalente a 30% dos vencimentos anuais.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa do Piauí para maiores informações sobre o caso. Contudo, até o fechamento desta matéria, a equipe de jornalismo ainda não obteve um retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais