31 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
Caridade do PiauíGeral

APPM realiza Encontro das Mulheres Municipalistas em Teresina

O movimento é liderado pelo grupo das 30 Prefeitas mulheres do Estado, que buscam fortalecer as políticas públicas voltadas para a população feminina nos municípios através da efetivação dos seus direitos.

O encontro aconteceu no auditório da APPM e contou com a participação de um expressivo número de mulheres, entre elas, a Senadora Jussara Lima; Primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles; Prefeitas; deputadas estaduais Simone Pereira, Jannaína Marques e Ana Paula; Secretária de Estado da Mulher, Zenaide Lustosa; Procuradora de Justiça e Ouvidora-Geral do Ministério Público, Teresinha Borges; Coronel PM Elizete Lima; Gracília Carvalho, representante da Secretária de Estado da Assistência Social, Regina Sousa; Carlete Freitas, Diretora de Operações do Piauí Fomento; Vice-prefeitas, Vereadoras; Primeiras-damas, Secretárias municipais e representantes de classe, entre outras. O Deputado Estadual Georgiano Neto e os Prefeitos de Bertolínia, Caraúbas do Piauí, Dom Expedito Lopes, Isaías Coelho, Landri Sales, Massapê do Piauí, Nova Santa Rita, São Félix do Piauí e Tanque do Piauí também participaram da cerimônia.

O Presidente da APPM, Toninho, deu as boas-vindas e enalteceu a importância da presença e atuação da mulher em todas as áreas, inclusive na política e junto ao movimento municipalista no Estado.

“Essa iniciativa de fomento às políticas públicas voltadas para as mulheres é de suma importância. Quero aqui parabenizar a Prefeita Gabriela Coelho, de Capitão Gervásio Oliveira, pela iniciativa, por presidir o Conselho da Mulher Municipalista e por representar a APPM na Confederação Nacional de Municípios (CNM). Essa Casa está de portas abertas para a participação feminina, e aqui enalteço as mulheres na pessoa das 30 mulheres Prefeitas. Vamos dar as mãos e desenvolver um trabalho em conjunto, para que os Municípios piauienses avancem nas políticas de proteção e respeito à mulher. Pelo público aqui presente e que aqui tão bem representa a classe feminina, não tenho dúvida que os direitos da mulher serão muito mais fortalecidos e defendidos a partir de hoje”, disse o Presidente.

Durante o evento foi instituído o Conselho da Mulher Municipalista, que será presidido pela prefeita Gabriela Coelho, de Capitão Gervásio, e as prefeitas Carmelita Castro, de São Raimundo Nonato; Carmen Gean, de Brasileira; Lúcia Lacerda, Pimenteiras; Neidinha Lima, Guadalupe; Wilma Lima, São João do Arraial; e Chaguinha da Saúde, de Murici dos Portelas.

Por ocasião do encontro e pensado em melhor atender as governantes municipais no fomento dos debates e o fortalecimento da presença da mulher em todos os espaços, a APPM também inaugurou a Sala da Mulher Municipalista. Nos pronunciamentos, os oradores destacaram o papel da mulher e o espaço que elas têm conquistado ao longo dos anos.

A Senadora Jussara Lima deixou uma mensagem motivacional, de empoderamento, para que as mulheres ocupem seus espaços. Falou da honra e dos desafios de ser a única mulher a representar o Piauí no Senado Federal.

“É uma luta diária. Todos os dias temos que provar que somos capazes e que sabemos o que queremos. No Congresso não é diferente. Dos 81 Senadores, somos apenas 15 Senadoras. Apesar de parecer pouco, essa é a maior bancada da história do Brasil. Na Câmara são 91 Deputadas mulheres. Nós, mulheres parlamentares estamos nos unindo no Congresso, existe um pensamento de visitarmos os Estados, de conversarmos e mobilizarmos as mulheres mostrando o que estamos fazendo lá, defendendo verdadeiramente a nossa classe. Contem comigo, com o meu mandato, sintam-se representadas por mim”, pontuou a Senadora.

A Secretária de Estado da Mulher, Zenaide Lustosa, definiu o encontro como um momento de construção coletiva e falou sobre os projetos e ações que estão sendo implementados pelo Governo do Estado, incentivando os municípios a se organizarem.

“A Secretaria da Mulher possibilita que a gente avance com as políticas para as mulheres. A mesma coisa pode e deve acontecer nos Municípios, criando-se organismos de políticas para as mulheres, seja uma secretaria, uma coordenadoria. Nos dias 29 e 30 de março acontecerá um Fórum Estadual das Gestoras Municipais, onde serão trabalhados a elaboração de projetos e outras políticas que possam ser desenvolvidas a nível de Estado e Municípios, para que as mulheres saiam do ciclo da violência e conquistem autonomia econômica e financeira”, finaliza Zenaide.

Gabriela Coelho, Prefeita de Capitão Gervásio e Presidente do Conselho da Mulher Municipalista da APPM, afirmou que o encontro superou as expectativas.

“Foi maravilhoso. Tivemos a representatividade de mulheres que são protagonistas em vários órgãos e entidades. Ouvimos muitos depoimentos, compartilhamos ideias e inauguramos o nosso espaço com práticas e o protocolo que vai ser institucionalizado nessa sala aqui na APPM. Agora vamos trabalhar muito visitando as mulheres nos Municípios, demonstrando que somos capazes e podemos chegar onde nós quisermos. Foi com esse desejo que idealizamos esse Conselho”, revelou Gabriela.

A Primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, enalteceu a iniciativa e se colocou à disposição do movimento. Falou também sobre o Pacto pelas Crianças do Piauí, um programa que está sendo formatado e será lançado em breve, sob sua coordenação.

“Nós, mulheres, temos sempre que andar juntas, de mãos dadas e com muita união. Me coloco à disposição desse importante Conselho para ser a intermediadora dos Municípios junto ao governo do Estado, pois reconheço a importância da figura feminina em todos os espaços. Sobre o Pacto pelas Crianças, estamos nos reunindo com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e montando algumas diretrizes. Quero trabalhar junto com vocês, pois a união com as Prefeituras é muito importante para que a gente possa pactuar, fazer dar certo, e para que esse seja um programa de sucesso em benefício das nossas crianças”, destaca Isabel Fonteles.

Fonte: APPM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais