27.8 C
Jacobina do Piauí
7 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Após vice perder o prazo, presidente da Câmara assume prefeitura em cidade do Piauí

Presidente da Câmara dos Vereadores de São Braz do Piauí toma posse como prefeito — Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Vereadores de São Braz do Piauí, José Nilson Ribeiro (Progressistas), tomou posse nesta terça-feira (17), depois que o prefeito Nilton Pereira Cardoso (MDB) morreu vítima de Covid-19 e o vice Gilson Braga dos Reis (MDB), o Gilsinho, não assumir o cargo. A cerimônia foi marcada por tumulto e fechamento dos portões.

G1 procurou o vice-prefeito Gilson Braga dos Reis, mas ele não foi encontrado para explicar porque não tomou posse do cargo.

A vaga de prefeito de São Braz do Piauí estava desocupada desde a morte de Nilton Pereira Cardoso no dia 5 de novembro. A juíza eleitoral declarou vago o cargo de prefeito e deu o prazo de 10 dias para o vice-prefeito assumir a Prefeitura.

Segundo o advogado do presidente da Câmara, Nilon Eduardo, a Câmara Municipal marcou sessão solene no dia 10 de novembro para que o vice Gilsinho tomasse posse do cargo de prefeito, no entanto, ele não compareceu.

“O prazo de 10 dias encerrou no domingo, dia 15, mas devido às eleições, a Câmara estendeu até segunda-feira, dia 16, e mesmo assim o vice-prefeito não tomou posse. Diante disso, a Constituição Federal prevê que, na vacância do cargo, a ordem de sucessão é para o presidente da Câmara”, informou.

Vídeos feitos por populares mostram o tumulto na Câmara Municipal durante a cerimônia de posse desta terça-feira, que contou com a presença de Gilsinho, que continuará como vice-prefeito da cidade. Os portões da Casa chegaram a ser fechados para evitar aglomeração, segundo o presidente.

A defesa do prefeito empossado José Nilson informou que vai acionar o Ministério Público para retirar os secretários nomeados pelo prefeito falecido, que estariam movimentando as contas da Prefeitura, segundo ele, de forma ilegal.

Prefeita eleita

Nos próximos quatro anos, a prefeita de São Braz do Piauí será Deborah Cardoso (MDB), filha do prefeito Nilton Pereira Cardoso (MDB), que morreu por Covid-19. Ela obteve 57,76% dos votos válidos e derrotou o candidato Papinha (PP), que recebeu 38,45% dos votos.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais