27.1 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Advogado Igor Cavalcante disputa vaga de juiz do TRE-PI

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançou no início deste mês o Edital Nº 63/2023 para formação de lista tríplice que definirá o novo Juiz Jurista daquela Corte. A vaga será aberta em virtude da saída de Thiago Mendes de Almeida Férrer, juiz titular da classe de Advogados.

Encerrado o prazo de inscrições, 12 advogados colocaram seus nomes na disputa pela lista tríplice, que será escolhida pelos 20 desembargadores que formam o pleno do Tribunal de Justiça do Piauí. Dentre esses 12 está o advogado Igor Ribeiro Cavalcante.

O causídico exerce a advocacia há mais de 10 anos, um dos requisitos para concorrer à vaga, tendo sido também nesse período vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI e membro das comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Segurança Pública. Atualmente ele é membro consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da referida ordem, tendo ainda especialização em Direito Penal e Processo Penal.

Na gestão pública, também exerceu os cargos de assessor jurídico da Secretaria Estadual de Cultura; da Câmara Municipal de Bom Jesus e de vários hospitais regionais do sul do Estado, além de diretor administrativo da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares. Atualmente realiza pós-graduação em Direito Eleitoral pela Universidade Federal do Piauí.

Caso integre a lista tríplice após os escrutínio dos desembargadores, Igor Cavalcante terá seu nome, junto com outros dois postulantes, levado à apreciação do presidente da República, Lula da Silva, que por sua vez, escolherá o novo juiz da Corte Eleitoral Piauiense. Nesse processo, entra também no jogo de escolha a influência das principais forças políticas do Estado, desde o governador Rafael Fonteles, ao ministro Wellington Dias, passando ainda pelos deputados federais e senadores do Estado.

Confira a relação dos 12 postulantes que participarão do processo de escolha da lista tríplice:

01 – Marcelo Leonardo Barros Pio

02 – Igor Ribeiro Cavalcante

03 -Edvar José dos Santos

04 -Leandro Cavalcante de Carvalho

05 – Sergio Henrique Gonçalves Honório

06 – Guilardo César Medeiro Graça

07 – Auderi Martins Carneiro Filho

08 – José Maria de Araújo Costa

09 – David Oliveira Silva Júnior

10 – Frederico Nunes Mendes de Carvalho Filho

11 – Carlos Douglas dos Santos Alves

12 – Luiziane Bruno Santos

Fonte: Por João Paulo Leal / Picos 40 Graus

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais