28.1 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Operação da PF prende 23 pessoas no Piauí e 8 Estados por crime ambiental

A Polícia Federal no Piauí deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Forjas com o objetivo de reprimir a prática de crimes ambientais e fraudes contra os órgãos de fiscalização ambiental. A investigação aponta que os danos ambientais calculados podem chegar a R$ 53 milhões, levando em consideração o custo estimado para recuperação das áreas degradadas.

Estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de prisão temporária, 11 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de condução coercitiva nos Estados do Piauí, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, sendo a maior parte no Estado do Piauí nos municípios de Teresina, Oeiras, Floriano, Picos e São Raimundo Nonato. Dentre as prisões decretadas estão a de dois servidores públicos federais da área de fiscalização ambiental.

600-anderson_silva060541

No Piauí, foram cumpridos 15 mandandos de busca e apreensão, seis de prisão temporária, seis preventiva e nove conduções coercitivas.

A Operação Forjas visa desarticular grupo criminoso que atua principalmente na simulação, falsificação e comercialização de créditos de produtos de origem florestal a partir de licenciamentos ambientais no Estado do Piauí, com o intuito de acobertar desmatamentos ilegais geralmente em outros Estados da Federação. O esquema visa, sobretudo, abastecer empresas siderúrgicas com carvão vegetal produzido clandestinamente em áreas mais próximas daquele mercado consumidor para isso utilizando-se dos documentos obtidos no Piauí.

O nome da operação faz alusão ao verbo “forjar” em razão da principal prática criminosa de adulterar, manipular e simular créditos florestais. A operação contou com o apoio do Ibama e da Receita Federal, no Piauí.

Às 10h30min será concedida uma entrevista coletiva com a imprensa local para maiores detalhes sobre a Operação.

 

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais