24.7 C
Jacobina do Piauí
11 de junho de 2026
Cidades em Foco
EducaçãoGeralInternacionalNordeste em Foco

Maratona Do Piauí para o Mundo 2026 começa com palestras, apresentações de projetos e foco nas profissões do futuro

Foto: Willame Lucas

A programação da tarde dessa terça-feira (9) marcou o início das atividades da Maratona Do Piauí para o Mundo 2026, realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no Centro de Convenções de Teresina. Após a cerimônia de abertura, os estudantes participaram de palestras, iniciaram a apresentação dos projetos finalistas e receberam orientações para as etapas de avaliação que seguem durante o evento.

A primeira atividade formativa foi a palestra Programando o Futuro, ministrada por Duval Guimarães, da Start by Alura. Durante o encontro, os estudantes foram incentivados a desenvolver competências cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, como inglês, programação e pensamento crítico diante das novas tecnologias.

O palestrante destacou que o avanço da inteligência artificial amplia a necessidade de profissionais capazes de compreender, interpretar e utilizar a tecnologia de forma consciente. Também apresentou oportunidades de formação voltadas à transformação digital e à preparação para as profissões do futuro.

Na sequência, teve início a Arena Futuro, espaço dedicado à apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes na área de Tecnologia da Informação. As equipes começaram a compartilhar soluções criadas ao longo da jornada do programa, demonstrando conhecimentos em inovação, tecnologia e resolução de problemas.

A programação também contou com as primeiras apresentações dos projetos de empreendedorismo e atividades de preparação para os pitches, etapa em que os estudantes apresentam suas propostas para uma banca avaliadora. O momento foi voltado ao aperfeiçoamento da comunicação, da organização das ideias e da defesa dos projetos.

Foto: Willame Lucas

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, a maratona representa uma oportunidade de aproximar os estudantes das transformações que estão moldando o futuro da educação e do mercado de trabalho.

“O Do Piauí Para o Mundo é uma grande vitrine de oportunidades. Além da competição, os estudantes terão contato com especialistas que atuam diretamente nas áreas de tecnologia, inovação, inteligência artificial, empreendedorismo e economia digital. São experiências que ampliam horizontes, inspiram projetos de vida e mostram que os jovens da rede pública podem ocupar qualquer espaço e competir em nível global”, destacou o secretário.

A Maratona Do Piauí para o Mundo segue até quinta-feira (11), reunindo estudantes da rede estadual, do ensino superior e instituições parceiras em uma programação voltada à inovação, tecnologia, empreendedorismo e internacionalização da educação.

Foto: Willame Lucas

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais