A 2ª edição da EXPOPATOS promete movimentar o município de Patos do Piauí neste sábado (21), consolidando-se como um importante evento de valorização da agricultura familiar e fortalecimento das comunidades rurais da região. A agenda contará com palestras, concursos e atrações musicais.
Promovida pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), em parceria com o Instituto Flor do Cajueiro e a Prefeitura Municipal, a feira chega à sua segunda edição com o tema “Fortalecendo Redes e Inovação no Campo”.
A iniciativa promove a integração entre produtores, instituições e a comunidade, criando um ambiente propício para a troca de experiências, acesso a conhecimento técnico e incentivo à inovação no campo. A programação começa ainda nas primeiras horas da manhã, com abertura oficial, café comunitário e início dos julgamentos.
Durante a manhã e tarde, a agenda segue com palestras e rodas de conversa, reforçando os momentos formativos como fundamentais para ampliar o acesso à informação, fortalecer práticas sustentáveis e incentivar o desenvolvimento produtivo das famílias agricultoras.
Além disso, a feira valoriza o aspecto econômico da agricultura familiar e a comercialização de produtos locais. A premiação de R$ 30 mil para os concursos, entregue à noite, reforça o reconhecimento e incentivo aos produtores.
Encerrando a programação, a noite será marcada por celebração cultural, com shows de Sérgio do Forró e Zé Armando, evidenciando a cultura e identidade local.

