25.5 C
Jacobina do Piauí
3 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralSão João do Piauí

Prefeituras do Piauí podem perder recursos se não informarem sobre gestão de resíduos sólidos

lixão - Foto: Ascom/Governo do Piauí

As prefeituras piauienses têm até o dia 30 de abril para preencher o módulo do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), ferramenta estratégica do Ministério do Meio Ambiente que passou a ser ainda mais decisiva para os municípios. Além de garantir acesso a recursos federais, a declaração será exigida, a partir do próximo ano, como critério para compor a nota do ICMS Ecológico, etapa fundamental para quem busca o Selo A no quesito resíduos sólidos.

O alerta é da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), que atua em parceria com o ministério na mobilização dos gestores municipais. O cadastro é feito diretamente na plataforma digital do Sinir e exige que os municípios detalhem como realizam a gestão dos resíduos: produção, coleta, tratamento e destinação final. Ao final do processo, é emitida a declaração de adimplência.

A diretora de Licenciamento da Semarh, Catharina Teixeira, reforça o pedido para que as prefeituras não deixem o cadastro para a última hora. “A declaração no Sinir é simples, totalmente digital e estratégica para os municípios. Ela é requisito para acessar recursos do Ministério do Meio Ambiente destinados a empreendimentos, equipamentos e serviços na área de resíduos sólidos. E, a partir do próximo ano, também será exigida para fins de pontuação no ICMS Ecológico”, destaca a gestora.

Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos

Instituído pela lei nº 12.305/2010, que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e regulamentado pelo decreto nº 10.936/2022, o Sinir é a principal base de dados do país sobre o tema. O sistema coleta, organiza e integra informações que permitem avaliar políticas públicas e direcionar investimentos com mais precisão.

A Semarh também chama atenção para as consequências da inadimplência. O não envio das informações pode repercutir na análise das contas dos gestores pelos órgãos de controle, além de inviabilizar o acesso a recursos federais controlados pelo MMA.

O preenchimento deve ser feito até 30 de abril pelo endereço eletrônico https://sistemas.sinir.gov.br. Outras informações estão disponíveis em https://sinir.gov.br/sistemas/estados-e-municipios/ ou pelo e-mail [email protected]

Do O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais