A Prefeitura de Santo Inácio do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nesta quarta-feira (4), a abertura da Jornada Pedagógica, um momento que marca o início do ano letivo e reforça o compromisso com o planejamento, a formação continuada e a valorização da educação no município.
Com o tema “A arte de tecer uma aprendizagem humana, com equidade e qualidade”, a Jornada Pedagógica foi pensada como um espaço de acolhimento, reflexão e alinhamento de estratégias para o desenvolvimento de práticas educativas mais humanas, inclusivas e eficazes ao longo do ano.
A programação de abertura contou com a palestra “Como a inteligência emocional afeta nosso ambiente de trabalho e o desempenho dos nossos alunos”, ministrada por Jemara Silva, terapeuta, professora, coautora e especialista em comunicação e neuroeducação.

Durante a palestra, foram abordadas questões relacionadas ao papel da inteligência emocional no cotidiano escolar, destacando sua influência nas relações de trabalho, no bem-estar dos profissionais da educação e no processo de aprendizagem dos estudantes.
O secretário de Educação, Cláudio Leal, comentou sobre os avanços significativos na educação do município e os resultados positivos nas avaliações externas, destacando o caráter coletivo das conquistas. Com desempenhos e resultados, segundo o representante, a cidade recebe mais recursos para aplicar em novos investimentos.
“Trabalhamos muito unidos e tivemos bons resultados. Resultados da união, comprometimento e apoio que temos uns com os outros, da cantina da escola ao gabinete do prefeito. É um trabalho de todas as Secretarias. Temos que focar no aprendizado e no trabalho, porque estamos fazendo a coisa certa”, frisou.

INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO
O prefeito Dr. Auro Aparecido marcou presença no evento para reforçar os futuros investimentos, como a entrega de um kit escolar com mochila moderna e fardamento padrão para todos os alunos da rede municipal, ainda em andamento para atender a demanda dos estudantes.
Segundo o gestor, as cantinas da Unidade Escolar Raimunda Alves Nogueira e Unidade Escola Pedro Ferreira do R. B. Filho estão orçadas em mais de R$ 300 mil, atualmente em fase de licitação. Serão integradas, posteriormente, mais salas de aula e salas de professores com banheiros.
“Nós vamos, assim que estiver pronto, começar os trabalhos. São duas cantinas, mas é coisa de primeira qualidade. Fizemos um investimento em ônibus escolares e estaremos contratando mais uma nutricionista e psicóloga. Tenho certeza que todos de Santo Inácio são agradecidos a atuação, interesse e competência de vocês”, declarou.

O vice-prefeito, Raimundo Lopes, elogiou a qualidade da educação do município de Santo Inácio do Piauí desde a sua formação até os atuais índices. O representante desejou paciência e sorte para o ano letivo, reforçando o compromisso da gestão com a pasta.
“Nós temos um gestor que está de braços abertos para todas as áreas que incluem a nossa gestão, inclusive a educação. As notas nos orgulham, nos ensina e faz com que a gente valorize cada vez mais vocês. Temos bons professores que nos ensinam a chegar lá em cima”, afirmou.

A primeira-dama e Secretária de Finanças, Naiara Carvalho, enfatizou a importância do setor da educação para a construção da sociedade. A secretária ainda reforçou a harmonia de todos os profissionais da educação e o objetivo comum: desenvolvimento das crianças e transformação da cidade.
“O mais importante é a questão do impacto que essa educação causa na vida da criança. Muda a vida do aluno e, consequentemente, muda dentro da família e a sociedade. O impacto social é bem grande e contribui com a construção de uma Santo Inácio melhor”, colaborou.

A programação segue nesta quinta-feira (5), com palestra na temática “Rendimento anual do monitoramento do sistema/vida escolar”, conduzida pelo contador Jurandir do Vale e do advogado Dr. Márcio Rocha.
Encerrando a Jornada Pedagógica 2026, o palestrante, professor e escritor Antonio Pereira Gomes Filho conduzirá uma palestra na sexta-feira (6), com o tema “Transtornos emocionais e de aprendizagem sob a luz da neurociência”.




























































