25.6 C
Jacobina do Piauí
5 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralPiauíPolícia

Operação prende suspeitos de cooptar jovens para facção em falsas ações sociais no Piauí

Fotos: Divulgação / SSP-PI

O Departamento de Repreensão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) cumpre na manhã desta terça-feira (21) 32 mandados de busca e apreensão, contra 16 alvos, na cidade de Altos, no Piauí. Pelo menos quatro pessoas já foram presas.

Os alvos são suspeitos de integrar a célula de uma facção criminosa responsável por realizar falsas ações sociais com objetivo de aliciar e cooptar jovens em comunidades para integrarem o grupo criminoso. Os investigados são suspeitos também de homicídios, roubos e tráfico de entorpecentes. Prints de um grupo de WhatsApp revelam como funcionava toda a logística (Veja abaixo).

A ordem é que as ações fossem filmadas e fosse realizada toda a contabilização do número de brinquedos entregues.

Segundo o delegado Charles Pessoa, a Polícia Civil coletou informações de que líderes da facção criminosa ordenavam a execução da falsa ação solidária, determinando locais, quantidades e responsáveis pela retirada dos brinquedos. As mensagens também instruíam os executores a registrarem em vídeo e encaminharem o material ao comando da facção, como prova da realização da ação.

“A facção tem buscado utilizar falsas ações sociais para cooptar jovens e conquistar apoio dentro das comunidades. Isso é uma forma de manipulação e um claro desafio à autoridade do Estado. A resposta da Segurança Pública é firme: temos tolerância zero com qualquer tentativa de fortalecimento do crime organizado no Piauí”, destacou o delegado.

De acordo com o delegado Laércio Evangelista, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) Polícia Civil, essa ação atende as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública para intensificar o combate à criminalidade organizada na região metropolitana de Teresina.

“Continuaremos firmes no combate a essas organizações, a fim de evitar a prática de delitos por parte desses indivíduos, como homicídios e roubos, e proporcionar mais tranquilidade à população”, afirma o coordenador.

A operação contou com o apoio do BEPI, BOPE, FEISP, BOPAER, Diretoria de Polícia Metropolitana, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e Diretoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública.

Grupo coordenava logísticas de entrega

Um grupo no WhatsApp coordenava toda a logística para entregar e cooptar jovens na cidade de Altos. Em tom de ameaça, um dos integrantes faz a convocação para que outros faccionados retirem os brinquedos que vão ser entregues nas ações.

O grupo chamado “Logísticas do Piauí” continham mensagens, incluindo siglas, com o levantamento da distribuição de 376 brinquedos femininos e 495 femininos. A contabilização total de 871 brinquedos distribuídos.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais